Boletim de Setembro

<

Visita Ilustre

A Professora  Lucia Helena Galvão  fez uma visita ao Criança para o Bem e conversou com as crianças e colaboradores. Contou que ela  juntamente  com a Cleysiane Lima e um grupo de voluntários da Nova Acrópole   iniciou  o Criança para o Bem ha 12 anos. Eram poucas crianças matriculadas em algumas oficinas de acompanhamento escolar e artesanato. Com o tempo o Instituto Seraphis passou a prestar o serviço médico para as crianças e familiares. Foram chegando novos voluntários e parceiros e o Programa cresceu, reforçando sempre seu propóstio de  contribuir com a formação humana e cidadã das crianças, jovens e de todos que participam de alguma forma do Criança para o Bem.

A professora falou que continua acompanhando  as novidades do Programa e fica muito feliz  com o progresso do Programa e principalmente de ver que as crianças crescendo e desenvolvendo  de forma virtuosa.

As crianças preparam, na Oficina de Artesanato,  um caderno que foi entregue com muito carinho para a Professora. No final ela recebeu um abraço de urso dos estudantes em demonstração de gratidão, respeito e admiração.

Ser bailarina, uma soma de virtudes!

A vida de uma bailarina não dispensa pelo menos três virtudes: a sensibilidade, a disciplina e a perseverança para que possa expressar o melhor de sua arte. E é para celebrar o Dia da Bailarina que o Programa Criança para o Bem, de Nova Acrópole Brasil – Escola Internacional de Filosofia, elaborou uma programação especial esta semana. Entre os dias 2 e 5 de setembro, apresentações artísticas diárias foram realizadas no início das atividades educacionais, às 8horas e às 14horas.

Esta é a primeira vez que destacamos o Dia da Bailarina no Programa e já foi possível constatar a relevância do que esta iniciativa representa para os jovens e para os voluntários, assegura a coordenadora da oficina de ballet, Laura Nascimento Freitas.

REFERÊNCIAS – “A gente não tem noção do quanto é importante para os jovens, e especialmente para as 120 alunas do ballet, ter uma referência da atividade a qual se dedicam a aprender as técnicas e as próprias apresentações”, frisa Laura. Ela lembra que assistir um espetáculo da arte na qual estamos nos formando é sempre uma forma de ver o esforço concretizado.
Laura, que começou a estudar ballet com cinco anos de idade, foi uma das atrações da semana e a programação contou ainda com a participação de outras alunas da Escola de Filosofia na Prática – Nova Acrópole . A professora Enila Freitas declamou poesias alusivas à dança e as bailarinas Dayana dos Santos, Thainara Castro e Carolina Bomtempo também mostraram coreografias em ballet clássico, dança flamenca e dança dos véus respectivamente.

Dos 180 jovens atendidos pelo Programa Criança para o Bem, 120 fazem oficina de ballet.
DATA – O Dia da Bailarina é comemorado anualmente no Brasil, no dia 1º de setembro. Homenageia os dançarinos de ballet, um estilo de dança que surgiu no século XV, na Europa renascentista.

PROGRAMA – O Programa Criança para o Bem atende, no contraturno escolar, com reforço em diversas disciplinas e oficinas, jovens na faixa etária de 5 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade social. São moradores do Varjão, Itapoã e Paranoá no Distrito Federal.

Bale do Bolshoi

A Caixa Cultural  Brasília presenteou 16 bailarinas do Criança para o Bem com ingressos para o espetáculo “Gala Bolshoi”, da  Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O espetáculo reúne coreografias que fazem parte do repertório da escola. Entre as peças, estão variações de clássicos como “Don Quixote” e “Quebra-nozes”. Sediada em Joinville, Santa Catarina, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo. A instituição, mantida por meio de doações de empresas e pessoas físicas, oferece aulas gratuitas a bailarinos bolsistas de todo o país.

Nossas bailarinas ficaram encantadas com cada ato do espetáculo e muito inspiradas.  Assistir um grande espetáculo como este fazia parte do sonho de todas. Agora o sonho de muitas delas é ser como os bailarina do Bolshoi sabem que para isto terão que usar a virtude da persistência. Elas  sabem que todos nós do Criança para o Bem apostamos no talento delas e estamos trabalhando para que desenvolvam seu potencial humano e sejam felizes.

Educação para Virtudes

Formato de ensino do Programa Criança para o Bem faz eco. Trazer o desenvolvimento de virtudes para as atividades da vida, com uma carga de consciência, a partir do ambiente escolar e acadêmico. Com este propósito, docentes do Pará vivenciaram uma semana de alertas e incentivos para exercitarem esta experiência com seus alunos juntamente com a aplicação das disciplinas da grade escolar. Foram três momentos, com públicos diferentes, mas que mostraram o quanto há espaço para práticas com este objetivo atualmente, segundo os organizadores do evento, a anfitriã, Kátia Correa Lazera e o facilitador Pedro Koshino . Os encontros aconteceram na última semana de setembro no Pará.

AGENDA – A especialista e metodologias para o desenvolvimento de cultura de caráter, Sônia Kaba Pardo, foi convidada para estar com mestres e docentes em uma palestra na Universidade da Amazônia – UNAMA, em Belém, onde compareceram cerca de 300 professores; uma palestra no IPEA – Instituto Paraense de Educação e Arte , com 32 professores de escolas públicas de Marituba e uma imersão sobre virtudes aplicadas ao ensino escolar, realizada em Belém para 30 docentes e estudantes da Nova Acrópole de Belém, incluindo o diretor da Escola, Lenon Raiol.

De acordo com a gestora do IPEA, Kátia Lazera, um dos pontos relevantes desta experiência foi constatar “a surpresa dos mestres ao observarem-se refletindo sobre uma palavra que não constava das rotinas, que é virtude”. A escola é um centro de formação humana, mas parece que às vezes esquecemos isto, sublinha ao associar esta proposta com seus estudos pessoais em Nova Acrópole “onde trabalhamos as virtudes”. É muito curioso assistir o momento em que Sonia abre as virtudes e apresenta todas diretamente ligadas à formação do caráter da pessoa, isto desperta, comenta.
A diretora do IPEA acredita que todos saíram motivados a aplicar o que absorveram das dinâmicas dentro de sala de aula e a resgatar que a busca da realização do ser humano seja por meio de hábitos construtivos.

EFICÁCIA – Para o Coordenador de educação para virtudes do Programa Criança para o Bem de Nova Acrópole, Pedro Koshino, foi uma oportunidade de apresentar a linguagem universal que é a virtude, “e que pode ser aplicada em qualquer contexto, especialmente com jovens”. As estratégias e dinâmicas facilitam a aprendizagem mais efetiva, assegura.
Koshino iniciou este trabalho no Programa Criança para o Bem em Brasília com a realização, em 2019, do primeiro Curso Educação Para Virtudes destinado aos instrutores e coordenadores das oficinas ministradas para os jovens. “A resposta vem sendo muito boa e quando apresentamos para a Kátia, quis iniciar no IPEA”, lembra o facilitador ao comentar como aconteceu este intercâmbio e transferência dos conhecimentos de Sonia. Pedro frisa aspectos da qualificação da especialista que além do mestrado em terapia familiar, trabalhou como coordenadora escolar em Singapura por 15 anos adotando os preceitos do Projeto Virtudes.

INTEGRAÇÃO – O Projeto é de uma instituição canadense, a qual integra práticas do desenvolvimento das virtudes às disciplinas da grade curricular convencional.
Pedro Koshino destaca que o curso tem muitas dinâmicas e os participantes experimentam simulações que despertam reflexões e muito diálogo. “Os instrutores e professores que participam saem do encontro com a certeza de que conseguem aplicar as técnicas com suas crianças a partir dali”, conclui.

Sem Fronteiras

Os jovens da Orquestra Para o Bem vivenciaram uma experiência internacional esta semana. Por meio do MovSinfo, apresentaram-se no evento “Belarus entre amigos” promovido pela embaixada da Republica Federativa de Belarus na quinta-feira (19). Na ocasião, regidos pelo maestro Ricardo Souza-Castro, a Orquestra participou do concerto com a Orquestra Metropolitana Acadêmica de Brasília.

A embaixatriz Tatyana Tserkovskaya, da Belarus, destacou a presença dos jovens talentos assinalando que “é sempre emocionante ver crianças tocando, crescendo. Sempre um excelente comportamento”.
Ao final do espetáculo, quando agradeceu, a embaixatriz frisou que esperava vê-los tocando na Belarus

Lanche que restaura

O Projeto Lanche que restaura tem o objetivo oferecer aos 180 estudantes do Criança para o Bem um lanche saudável e nutritivo  em um ambiente agradável e acolhedor que privilegie  a função social da alimentação propiciando o  convívio das crianças e colaboradores diariamente e nas celebrações dos aniversários do mês. Buscamos  resgatando, assim,  o conceito original da palavra refeição, cuja origem é latina (refectionis), que significa propiciar  a reparação das forças físicas e mentais. Pretendemos educar nossas crianças e jovens para que possam criar o hábito de participar das  refeições  com respeito  necessário para  alimentar o corpo e principalmente a alma.

A primeira fase do Projeto foi realizada o ano passado com a parceria do Banco de Alimentos do CEASA que doa semanalmente frutas, verduras e legumes para o CB. Os voluntários de forma criativa e com muito amor preparam os lanches. As crianças gostam tanto do lanche que o ano passado foi editado o livro Lanche saudável com as delicias preparadas para as crianças. Nos dias de festas a estudante da NA Nadir trás os deliciosos bolos.

Este ano estamos realizamos  a segunda parte do  Projeto que transferiu o lanche das crianças para o refeitório do 2º andar. Precisamos de parceiros para trocar as mesas e cadeiras tornando o ambiente mais ergométrico para as crianças e  mais prático e belo. No  ano que vem estamos buscando parceiros para  adequar a cozinha. Já comemoramos os aniversariantes do mês no novo espaço. As crianças adoraram a experiência.

Corrente do Bem

A  Tassia Torres da Silva e o Jorge  Augusto Moreno,   estudantes  da Nova Acrópole  de Aparecida de Goiânia,  indicaram  o Criança para o Bem  na ação  social da Febracis- Coaching Integral Sistêmico. O Programa foi selecionado e recebeu um prêmio da Febracis- Coaching Integral Sistêmico. Com estes recursos, conseguimos realizar o sonho de ter uma sala multi uso com carteiras e cadeiras  apropriadas para as aulas de desenho, computação e artesanato. Estamos todos ansiosos para ver a sala montada. Também compramos  grande parte do material a ser utilizado na confecção do figurino do espetáculo O Baile das Virtudes,  que  ocorrerá dia 24 de novembro no auditório da POUPEX. Reservem a data.

Agradecemos muito a generosidade da Febracis- Coaching Integral Sistêmico, da Tassia e do Jorge.

Doe  Livros

Participe do enredo  de  muitas histórias

Junte-se à campanha Doe  Livros e participe do enredo  de  muitas histórias . O objetivo é estimular ainda mais a leitura dos nossos 180 estudantes. Acreditamos que  o hábito de ler é  um poderoso   presente que podemos  dar para cada  criança  levar  para  toda vida.

Contamos com a  sua generosidade para presentear, no Dia das Crianças,  cada estudante do Programa com um  livro infanto-juvenil novo  e uma revistas de caça-palavras ou palavras cruzadas.  Ao presentearmos os estudantes com livros, estamos reforçando o prazeroso hábito de viajar pelas histórias  e ampliando os horizontes dos estudantes e das suas famílias.

Os livros  infanto-juvenis  usados em bom estado são muito bem vindos pois irão renovar os títulos da biblioteca, onde os estudantes têm oportunidade de acessar histórias fantásticas, desenvolver a imaginação e alimentar o amor pela leitura.

Entre os autores preferidos estão obras das escritoras Ana Maria Machado e  Ruth Rocha, amadas por crianças e adolescentes. A campanha “Doe  Livro e Participe do Enredo  de  Muitas Histórias! ” vai até o dia 30 de outubro.

Para participar, leve a sua doação quando for às aulas ou às palestras em uma escola da  Nova Acrópole. As doações também podem ser em dinheiro. Faça sua  doação na  conta

Banco do Brasil, Ag:  1419-2, CC:  90695-6   CNPJ 03.653.0940001-96,  Titular: Organização  Nova Acrópole Lago Norte. Para mais informações, entre em contato com Taila no telefone 61 99864-9162.

Cordel da Justiça

A Justiça feita sob o olhar poético. Depois de trabalhar a virtude da #Justiça com os alunos da oficina de poesia durante os meses de julho e agosto, em setembro, a professora Enila Nascimento Freitas produziu um varal de cordel emocionante.

Dentro do Programa Criança Para o Bem, de Nova Acrópole , as aulas de acompanhamento escolar e as oficinas desenvolvem a compreensão e a prática de uma virtude a cada trimestre nas respectivas áreas. “Tivemos um resultado ótimo com alunos motivados a produzir versos de cordel observando a coerência do pensamento e da rima”, anima-se a professora.

DINÂMICA – São quatro turmas de oficina de poesia no Programa. Enila conta que, inicialmente, os jovens leram e ouviram sobre a literatura de cordel. Em seguida, treinaram a rima e a compreensão por meio da dinâmica de montar versos a partir de frases misturadas.

Ao entenderem a importância da forma, da rima, da ideia e do tamanho dos versos, produziram suas próprias mensagens, resultando no conteúdo exposto no varal que está no hall principal da sede da Nova Acrópole Brasília , vibra a poetisa.

Oportunidades para você  fazer parte da Corrente do BEM!

VOCÊ também pode ser muito mais que UM colaborando com o Programa Criança para o Bem – De repente, mesmo sendo apenas um, você se dá conta de que pode se unir a propósitos nobres e, com outras forças, fazer diferença para muita gente. Pode, então, olhar suas pegadas com mais tranquilidade e seguir. Foi numa dessas reflexões que os alunos da escola de filosofia Nova Acrópole Brasil – Escola Internacional de Filosofia , Cida Ramos e Luiz Fernando Vieira, decidiram envolver-se um pouco mais com as atividades voluntárias.

Há quatro anos Cida contribui mensalmente com o Programa Criança para o Bem com valores que auxiliam no orçamento da instituição e, depois, são restituídos a ela no imposto de renda.

CONTAGIANTE – Eu acompanhava o movimento dos padrinhos mensalmente, atuando como voluntária no controle financeiro do Programa e comecei a perceber que, ao final de cada ano, havia uma resposta muito positiva por parte dos jovens atendidos nas oficinas, conta Cida. É nítida e contagiante a transformação que o Programa promove nesses jovens e suas famílias, afirma. A voluntária observa que as famílias dos jovens também vibram e é possível conferir o impacto que esta formação gera na sociedade. Foi neste contexto que Cida, como voluntária do Criança para o Bem, passou também a fazer contribuições financeiras mensais ao Programa.

O diretor do Instituto Seraphis, Dr. Luiz Fernando Vieira, viu o Programa Criança para o Bem nascer há 12 anos e também considera evidente o resultado da proposta de formação integral. A proposta educativa baseia-se em valores éticos e morais, a serem incorporados à vida dos jovens que já passaram e que participam atualmente deste propósito, e não apenas no repasse de informação, assinala.

PERSEVERAR – O Criança para o Bem, desde a origem, sempre contou com a orientação do diretor nacional de Nova Acrópole, Luiz Carlos Marques da Fonseca, que é um modelo de voluntário e de dedicação, frisa Vieira ao ressaltar uma das sugestões do dirigente, “começar e manter, perseverar”. Para o diretor do Seraphis, que também é um dos colaboradores mensais do Programa há muitos anos, a união e a perseverança são os ingredientes da força construtora e realizadora de propósitos.
Com certeza a sociedade recebe impacto a partir da postura e atitude dessas crianças e jovens do Programa na avaliação de Luiz Fernando, porque estão recebendo formação de ser humano, “para a frente e para o alto”, absorvendo valores essenciais para que sejam os homens e mulheres do mundo novo, melhores por terem desenvolvido suas virtudes por meio de uma educação mais profunda. “Todo o ser humano é bom”, conclui.
COLABORANDO – Qualquer quantia é muito bem vida, assinala a coordenadora de planejamento e projetos do Programa, Luiza Koshino ao esclarecer que atualmente 73 pessoas físicas e jurídicas colaboram como #doadores mensais, padrinhos ou cooperadores eventuais. “Não é preciso ser estudante da Nova Acrópole para colaborar financeiramente com o Programa”, esclarece. Luiza enfatiza que o doador pode acompanhar os resultados do emprego dos recursos por alguns canais, entre eles o informativo mensal online, que contém informações sobre as atividades realizadas com os recursos e a evolução do aprendizado dos jovens, além do Face book e do Instagram / @criancaparaobem .

CUSTEIO – Os valores recebidos são utilizados para custear as despesas fixas, uma vez que cada jovem demanda o equivalente a R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) por mês, referentes a transporte, alimentação, material para a realização das oficinas entre outros gastos. O Programa Criança para o Bem atende 180 jovens anualmente entre 5 e 16 anos de idade.
As doações podem ser em qualquer valor e há três formas de colaborar a partir de hoje mesmo:

1) Via depósito de qualquer valor na conta corrente do Programa Criança para o Bem no Banco do Brasil ( C/c : 90 695-6 – agência 3599-8 – CNPJ: 03.653.094/0001-96) , neste caso, sem restituição no Imposto de Renda e sem recibo, pois trata-se de uma doação;

2) Tornando-se padrinho de um jovem do Programa e realizando depósitos mensais de qualquer valor, via conta corrente do Programa Criança para o Bem, no Banco do Brasil ( C/c : 90 695-6 – agência 3599-8 – CNPJ: 03.653.094/0001-96) , neste caso, sem restituição no Imposto de Renda; 3) Designando até 6% do que é devido ao Imposto de Renda, como Pessoa Física ou como Pessoa Jurídica, para o Programa Criança para o Bem. Neste caso, uma ideia é ter o valor pago à Receita Federal no último exercício, dividir o montante por 12 , calcular o percentual deste valor que será designado ao Programa em contribuições mensais durante o exercício atual. Os depósitos mensais devem ser realizados via depósito identificado, seja no Banco do Brasil ou em outra instituição financeira específica do Programa, ( C/c : 568 635 – agência 10049 – CNPJ: 06.196.928/0001-70). Realizado o depósito, envie o comprovante de depósito ou transferência, nome completo, CPF, endereço, Cidade, UF, CEP, telefone e o valor da doação para o e-mail novaacropoleassistenciasocial@gmail.com e solicite o recibo de “Mecenato” a cada doação. O “Mecenato”, que será enviado via e-mail ou Correios é o documento que vai constar da declaração do Imposto de Renda do exercício como “pagamentos e doações efetuados”. O doador receberá 100% do valor designado ao Programa como restituição do Imposto de Renda, independente de ser credor ou devedor e tendo doado uma vez no ano ou 12 vezes.

Crianças para o Bem em números

!– wp:themify-builder/canvas /–>