Boletim Abril 2019

Ensinar cortesia,

certeza de momentos de felicidade!

¨ Ensinar uma criança a ser cortês é garantir a ela harmonia e momentos de felicidade para toda a vida”. Com este alerta o professor José Henrique Fonseca provocou educadores e voluntários do Programa Criança para o Bem – Nova Acrópole a permearem as ações do aprendizado, atentos à virtude que será trabalhada neste bimestre (abril/maio), a cortesia.

Em um workshop com mais de 20 colaboradores do Programa, a tarde do último sábado (6/4) foi dedicada ao tema identificado como um protocolo de relacionamento. 
De acordo com Fonseca, “em todas as civilizações há um protocolo que faz as coisas funcionarem”. Apesar da cortesia ter caído em desuso, uma vez que esta forma de agir está muito relacionada às atitudes por interesse, a verdade é que sem esta virtude, nada funciona adequadamente, sublinhou. 
FRATERNIDADE – No ambiente da Nova Acrópole Brasília – Escola de Filosofia, a cortesia é uma forma de generosidade e amor, reconhecimento da fraternidade universal, uma forma humilde e agradável de conviver, destacou o palestrante, lembrando que esta é uma postura que nos obriga a sermos felizes por considerarmos o bem estar dos outros. Assim, deu exemplos de situações de descortesia que podem estar nas práticas diárias das pessoas sem que sejam percebidas, como o fato de externarmos nosso mal estar para qualquer pessoa, mesmo sem haver intimidade para isto. “Não podemos contaminar o dia dos outros com nosso mau humor, ninguém tem culpa disso”, observou. Ao contrário desta atitude, devemos estar conscientes, diante das crianças do Programa e das demais pessoas de nosso convívio, que é necessário quebrar moldes de egocentrismo com humildade, com sentimentos afetuosos e bons desejos, porque ser cortês é inteligência social e “toda a cortesia tem como resposta a cortesia”, concluiu lembrando que para o workshop, lançou mão dos ensinamentos de um bastião do fundador de Nova Acrópole, Jorge Angel Livaga.

WORKSHOP – Na ocasião, o coordenador do desenvolvimento de virtudes do Programa Criança para o Bem, Pedro Koshino , P destacou a importância da presença de todos os voluntários e colaboradores aos workshops, uma vez que são organizados para transmitir a visão da Nova Acrópole sobre o tema a ser trabalhado a cada bimestre. Ele salientou que, na próxima semana, encerra-se a capacitação para virtudes com a turma que já vem se dedicando a este propósito desde março e que nova turma deve ser formada este ano. 
De acordo com Koshino, a ideia principal de toda a programação de virtudes, incluindo os workshops é de que todas as ações com as crianças integrantes do Programa estejam de alguma forma associadas ao aprendizado da virtude em pauta no bimestre, seja nas oficinas do Aprender, da Dança, da Música e do Esporte.

Uma semana para pensar e agir de

forma olímpica

O Dia Internacional do Esporte (6/4) foi lembrado e celebrado entre os jovens do Programa Criança para o Bem da Nova Acrópole. Entre os dias 8 e 11 de abril, uma agenda de atividades esportivas foi cumprida com o objetivo de despertar o espírito olímpico nos jovens a partir da perseverança, da superação das limitações, da exaltação da união e da fraternidade. 

TOCHA OLÍMPICA – Para ilustrar e provocar a reflexão, a cerimônia de abertura da Semana do Esporte contou inclusive com uma tocha acesa nas dependências do Programa. Conforme a tradição, a cerimônia de acender a tocha olímpica tem origem na Grécia antiga e remete ao episódio da mitologia, que narra o roubo do fogo sagrado do deus Zeus pelo titã Prometeu para que fosse entregue aos seres humanos. O fogo representa a luz da celebração esportiva, o conhecimento e a sabedoria. 
Sob orientação do professor Roberto dos Santos Barrense, que também é coordenador de esportes do Programa, mais de 50 jovens com idade entre 6 e 16 aos participaram dos jogos e atividades em diferentes modalidades como corrida, futebol, corda e queimada. 
Três instrutores promoverem o desenvolvimento nas diferentes modalidades, Roberto Barrense no futebol golzinho, Max Alves na queimada e na corda e Caroline Nascimento na corrida. 

MÉRITO – Todos receberam um certificado de participação e os alunos que obtiveram o melhor desempenho, seja pela habilidade ou pelo esforço em superarem-se também inspirando aos demais sobre o significado do espírito olímpico na prática – união e fraternidade universal – levaram para casa uma medalha como reconhecimento pelo empenho. 
A proposta da Semana do Esporte, mais do que uma competição, foi a de destacar o espírito olímpico envolvido na dedicação e na determinação, porque esta é a real vitória, salienta a secretária do Programa Criança para o Bem, Cleysiani Lima. 
Barrense lembrou que o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, definido pela ONU como 6 de abril, desde 2013, é inspirado na abertura dos jogos olímpicos da era moderna definida pelo pedagogo Pierre de Coubertin em 1896 , há mais de um século portanto. SIMBOLISMO – “Acendemos a tocha, destacando o simbolismo, cantamos o Hino Nacional, despertando o aspecto cívico e transmitimos um vídeo onde os próprios alunos constataram a união entre eles e a alegria de já terem desenvolvido, por meio do Programa, muitas virtudes nas atividades promovidas“ , destacou Barrense.
A entrega de medalhas faz parte de uma cerimônia na qual dá-se honra ao mérito daqueles que se destacaram. Assim, em cada modalidade, receberam a honraria os seguintes estudantes de acordo com a modalidade:
Corrida – Gustavo Davi
Queimada – Isadora Isakson, Daniele Gonçalves e Laura Balbino
Corda – Ana Clara Moura
Futebol – Ana Julia, Tamires, Cauã, Lucas, Augusto e Murilo

Instituto Seraphis cuidando com muito carinho da  saúde dos estudantes do  Programa

Os 180 jovens inscritos no Programa Criança para o Bem, da Nova Acrópole, tiveram dias de atenção especial. Para marcar a Semana da Saúde, fizeram um  “check up” nas áreas de nutrição, oftalmologia, odontologia e fisioterapia composto de exames clínicos realizados voluntariamente por profissionais dessas especialidades, do nosso parceiro o InstitutoClínicoSeraphis.

Cada criança passou por exames para a avaliação da saúde nessas áreas. Elas receberam notas coloridas para levarem ao conhecimento dos pais. As cores têm os seguintes códigos: Vermelho = emergência, Amarelo = atenção, Verde = tudo certo.  A média dos resultados foi de 8% vermelho, 16% amarelo e 75% verde.  Estas notas vão definir a prioridade de atendimento nos próximos meses.
CONTINUIDADE – A secretária de assistência social do Programa, Cleysiane Lima , comenta que todos aqueles que receberam nota vermelha em alguma área, retornarão aos profissionais nos próximos dias para a realização de um tratamento pontual, depois que os pais forem informados e derem o consentimento. 
É muito relevante termos promovido esta semana com os integrantes do Programa, uma vez que este ano de 2019, a Nova Acrópole promove e vivencia a atenção à Saúde como temática que permeia, em algum grau, todas as programações da organização, ressalta Cleysiane, incluindo tanto a Semana do Esporte quanto a da Saúde nesta linha. 
CARINHO – O envolvimento do Instituto Seraphis com estes jovens não se restringe somente a uma consulta de rotina, mas entrega em cada contato todo o carinho e atenção que as crianças e os seres humanos merecem e isto nos gratifica, sublinha. 
Ao agradecer a equipe de profissionais que se disponibilizaram a fazer a Semana acontecer, a secretária do Programa destacou a colaboração de Luiz Fernando Vieira, médico e um dos idealizadores do Instituto Seraphis, e também da administradora Kathleen Machado
Fazer esta triagem é uma tarefa trabalhosa e de muita responsabilidade, disse Cleysiane ao elencar cada especialista voluntário desta Semana da Saúde: Rosângela de Oliveira, Raquel Noronha, Fabiana Cunha, Fernanda Carvalho, Margarida Cabral, Carolina Bontempo Edna Bessa, Rayanne Peris, Anna Clara Aragão, Lilian Santana, Mara Neurer, Rosilda Pereira Holland, Alessandra Figueredo, Mariana Freitas Carvalho, Denise Mendes, Ricardo Mascarenhas, Rogério Neri e Ana Maria.
Para a dentista, Ana, o gratificante foi constatar a boa orientação às crianças, porque “o índice de cárie está muito abaixo do esperado”.

Orquestra para o Bem

emociona os funcionários do CNPq

Brasília (23/04/2019) – O edifício do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq) foi envolvido por melodias e emoção na última semana (17/4). Sob a regência do maestro Ricardo Sousa-Castro, a orquestra do Programa Criança para o Bem – Nova Acrópole levou sua arte para a comemoração dos 68 anos do CNPq em apresentação realizada no saguão do edifício sede da organização em Brasília (DF).
RESPOSTA – O aluno da Nova Acrópole e assessor de comunicação do CNPq, Gustavo Lacombe , conta que os organizadores da agenda de comemorações do aniversário queriam um diferencial na programação. Eu já conhecia a performance da Orquestra para o Bem e sugeri. A resposta foi tão positiva que já estamos incluindo os jovens nas celebrações de Natal também, adianta ao comentar que não só os servidores e colaboradores estiveram presentes na apresentação, mas a direção do organismo reconhecido como um dos ícones do estímulo à pesquisa científica no Brasil. “Esta interação com a sociedade é importante, dá visibilidade ao Programa que se mantém com doações”, frisa Lacombe. 
O repertório da orquestra para o Bem é variado. Visita desde músicas clássicas como “As quatro estações de Vivaldi”, até música popular brasileira, passando por temas de filmes que fizeram história como “2001: Uma Odisseia no Espaço”. 

DESENVOLVIMENTO – De acordo com o coordenador de música do Programa Criança para o Bem, maestro Mario Lima Brasil, que também é aluno de Nova Acrópole Brasília – Escola de Filosofia , os jovens estão recebendo uma oportunidade de preparação para o futuro em três diferentes e fundamentais áreas da formação humana que se refletirá nas vidas deles. Brasil elenca a área física, biológica como uma das afetadas diretamente pela música. Conta que exames científicos comprovam que ao fazer exercícios matemáticos, o cérebro ilumina-se em determinadas partes. Ao ouvir música, o cérebro ilumina-se totalmente e ao praticar, tocando ou criando música, além da luz, toda esta área entra em trabalho efetivo. 
No campo moral, a música também desperta o desenvolvimento de virtudes, “porque não há como tocar uma música sem disciplina, é preciso aprender, ensaiar, ter concentração”, destaca o maestro. 
A terceira área de desenvolvimento impulsionada pela música, conforme Mário Brasil, é a espiritual. Ele conta que o filósofo e matemático grego Pitágoras (570 – 495 a.C.) já entendia a música como uma das grandes conexões do homem com o universo. “Tanto que na Escola Pitagórica, era preciso estudar matemática, filosofia e música”, frisa. 
ORQUESTRA – A orquestra, fundada em 2015, é um dos Projetos do Programa Criança para o Bem. É formada por jovens, com idades entre 4 e 16 anos, atendidos pelo Programa no contra-turno escolar, quando recebem reforço em diferentes disciplinas e iniciam-se nas artes de acordo com a preferência e as modalidades oferecidas, entre as quais, música, ballet e artesanato. Este ano, com a dedicação de voluntários e colaboradores contratados pelo Programa, 180 jovens em situação de vulnerabilidade social, moradores da periferia da capital do Brasil, estão frequentando as aulas diariamente. O Programa mantém-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas e a partir de recursos arrecadados com cursos abertos à comunidade. O Programa é o braço de prática de voluntariado do curso de filosofia na prática da Nova Acrópole de Brasília.

Criança para o Bem é presenteado
pela PM  nesta Páscoa

A Páscoa das crianças que integram o Programa Criança para o Bem tem mais um “ninho” este ano. A Polícia Militar do DF incluiu o Programa na campanha anual de arrecadação de chocolates, o que proporcionou muita alegria entre a garotada pela lembrança.

A coordenadora de planejamento e projetos, Luiza Koshino, agradeceu a atenção e generosidade da PM-DF em mensagem ao Major Abrantes que é o responsável pela realização da campanha e desejou que “a Páscoa seja de muito amor e renovações para toda a Polícia do Distrito Federal e seus familiares”.
O estudante da Nova Acrópole Lago Norte e coordenador do Esporte no Programa, Roberto Barrense, esteve no evento nessa quarta-feira (17) para receber os chocolates e também ressaltou o sentimento de amor que move a PM-DF, demonstrado na efetivação de uma campanha como esta.

APROXIMAÇÃO – De acordo com o Major Arantes, a Polícia Militar do DF atua com diversos projetos sociais, mas este da Páscoa das crianças tem um sentimento especial de aproximação com os cidadãos. “Este ano, a divulgação e a participação da comunidade fizeram com que a campanha tomasse uma dimensão maior do que a nossa expectativa”, comemora o Major.

Luke e Iron, convidados especiais dos aniversariantes de abril

Brasília, 29/4/2019 – Os aniversariantes de abril receberam convidados especiais durante as festas de comemoração no Programa Criança para o Bem – Nova Acrópole . 
Luke e Iron, do Projeto Entre Animais , ficaram felizes com o convite e os afagos recebidos, mas os estudantes do Programa é que se sentiram presenteados com a presença dos dois cães terapeutas da raça golden retriever e a possibilidade de integração com os peludos super adestrados. 
Quatro celebrações foram realizadas em abril para homenagear 15 aniversariantes. Em uma das festas, Luke e Iron também participaram das brincadeiras. Na verdade, tornaram-se a atração. 
O momento foi de muita descontração e alegre, as crianças não demonstraram nenhum receio ou medo em se aproximarem dos animais apesar do tamanho deles, comenta a secretária do Programa, Cleisiane Lima, que se mantém atenta a apresentar novidades aos integrantes do Criança para o Bem.

Ela conta que esta é a terceira vez que as crianças interagem com animais dentro das atividades.
QUEBRA ROTINA – De acordo com Cecília Lamounier, idealizadora do Projeto Entre Animais, juntamente com Nayara Brea, trata-se de um uma atividade assistida propiciando interação lúdica com cães terapeutas. Eles fazem esse trabalho de quebra de rotina também com pacientes, idosos e outros grupos de pessoas. Nessas visitas, os anfitriões podem tocar, pentear, passear com os cães e fazer perguntas sobre como cuidar de animais. 
Durante a festa de aniversário do Programa, Cecília observou que as crianças estavam muito interessadas, até mesmo as menores, e ficaram atentas às orientações de não falar alto, não puxar o pelo, tratar os cães com cuidado. “Acreditamos que, depois da visita de Luke e Iron, os estudantes voltam para sala de aula animados com o que vivenciaram”, sublinha Cecília ao explicar que a atividade no Programa Criança para o Bem é parte do “braço social do Projeto Entre Animais”. 
Conforme Cecília, Luke e Iron já estão convidados e deverão marcar presença em mais uma festa de aniversário em maio.  🐾🐾

Dados do Programa em Abril