Boletim Agosto/ 2018

Doe sem gastar: Criança para o Bem aprovado na Lei Rouanet

O Criança para o Bem está apto a receber doações por meio da Lei Rouanet. O Programa acaba de ser aprovado pelo Ministério da Cultura, no PRONAC para ampliar e manter as oficinas de balé, música e da Orquestra do Bem. O Projeto será realizado em 2019 e 2020.

O Programa Criança para o Bem se mantém inteiramente por meio de doações, por isso a colaboração de todos é extremamente importante para viabilizar o bom funcionamento dos projetos ao longo do próximo ano.

A Lei Rouanet possibilita que cidadãos e empresas apliquem parte do Imposto de Renda devido em ações culturais através da renúncia de recursos públicos. Você pode escolher, sem nenhum custo adicional, o destino do seu imposto a pagar e acompanhar como ele estará sendo usado. Você pode contribuir com a realização desse sonho sem gastar nada. Basta doar parte do seu IR. O procedimento é simples, seguro e rápido.

Confira o passo a passo da doação e colabore com a formação de 180 crianças em situação de vulnerabilidade!

Programas Criança para o Bem e Famílias Fortes unidos pela prevenção do uso de drogas


Nos dias 29, 30 e 31 de agosto aconteceu o Curso de Formação de Facilitadores do Programa Famílias Fortes, na sede da Nova Acrópole do Lago Norte. O curso foi ministrado por servidoras do Governo do Distrito Federal, das Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (SECRIA).  
 
O Programa Famílias Fortes tem como objetivo desenvolver e fortalecer habilidades de vida entre adolescentes ,fortalecer os vínculos familiares; reduzir comportamentos de risco relacionados ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, diminuir o uso prejudicial de substâncias ilícitas e lícitas e adiar o primeiro uso. O público-alvo do Programa são as famílias com crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade, que ainda não possuam uso prejudicial de álcool e outras drogas instalado.
 
O conteúdo do programa é baseado na premissa de que as crianças se saem melhor em seu desenvolvimento social quando as famílias são capazes de estabelecer limites e regras de convivência e de expressar afeto e dar apoio adequado às crianças. O Programa é uma adaptação à realidade brasileira do Strengthening Families Programme, elaborado no Reino Unido pela Oxford Brookes University.
 
O grupo capacitado era composto de servidores públicos das Secretarias e Administrações Regionais do GDF, instituições privadas assistenciais e quatro voluntários da Nova Acrópole.

Mais de 10 famílias participantes do Criança para o Bem se inscreveram para as sessões de encontros, que começarão na segunda quinzena de setembro. 

Reunião das famílias

Reunião das Famílias do dia 31 de agosto foi bem movimentada. Além de uma belíssima performance das bailarinas do Bem, foi o dia da apresentar aos pais a virtude que estamos trabalhando com as crianças neste bimestre: a organização.

Para a apresentação da virtude, contamos, mais uma vez, com a generosidade da Dra. Henriqueta Camarotti. Por meio de uma dinâmica corporal, pudemos aprender a importância de buscarmos uma organização interna e externa para uma vida mais harmônica.

Crianças vivenciam tarde ecológica

O Criança para o Bem teve uma tarde ecológica! A Administração do Lago Norte convidou nossas crianças para um passeio no Viveiro Comunitário do Lago Norte.

Acompanhadas das instrutoras do Programa Glória, Carol e Juliana, as crianças tiveram uma tarde muito divertida em contato com a natureza! Além de estarem entre plantas, fizeram muitas atividades lúdicas e até plantaram uma árvore! Com certeza, uma árvore do Bem.

Fazer parte do Programa Criança para o Bem é assim: muita emoção, cultura e aprendizado de vida! Sempre cercados de muito amor, dedicação e alegria! 

Dia do Voluntariado: voluntários participam de vídeo colaborativo

Dia 28 de agosto foi o Dia Nacional do Voluntariado. Para marcar a data, voluntários da Nova Acrópole que atuam no Criança para o Bem gravaram breves depoimentos sobre as experiências com o voluntariado!

A vontade genuína das pessoas que agem pelo bem: é isso que move o nosso Programa Criança para o Bem na transformação da vida de tantas crianças em situação de vulnerabilidade. É o voluntariado da Nova Acrópole que dá força à engrenagem do Programa há 10 anos! Neste Dia Nacional do Voluntariado, alguns voluntários do Criança para o Bem falam um pouco sobre o trabalho voluntário. E para você, o que representa o voluntariado??

Dirigentes internacionais da Nova Acrópole visitam o Criança para o Bem

No dia 9 de agosto, o Programa Criança para o Bem recebeu a visita de dirigentes internacionaisda Nova Acrópole, o Sr. Juan Manuel de Faramiñán e da Sra. María Dolores Fernández-Fígares, acropolitanos da Espanha. Eles conheceram nosso trabalho, acompanhados do Diretor Nacional de Nova Acrópole Brasil Norte, Prof. Luís Carlos Marques.

Foi uma manhã diferente e bem alegre! Nossos visitantes puderam assistir a um ensaio da orquestra e a uma aula de balé. Estiveram também na oficina de xadrez. As crianças sentiram-se muito à vontade e demonstraram muito carinho. Eles saíram encantados com o trabalho desenvolvido pelo Programa Criança para o Bem.

Evento beneficente contribui com o CPB

O nosso workshop mensal beneficente em prol do Programa Criança para o Bem foi o “O Simbolismo do Coração”, ministrado pelo professor de filosofia de Nova Acrópole e médico, Dr. Luís Fernando Vieira. O lindo curso abordou o coração como símbolo em várias culturas! Todo o valor arrecadado com as participações foi destinado para o nosso programa! Muito obrigado!

Confira o novo vídeo institucional do CPB

O Programa Criança para o Bem tem 10 anos de atuação e uma estrada de muito trabalho, amor e crescimento! Conheça mais sobre o programa no nosso vídeo!

Campeonato de xadrez movimenta as crianças

Em agosto, tivemos um campeonato de xadrez na escola, com as crianças participantes da Oficina de Xadrez crianças. Com muita diversão, elas desenvolvem a estratégia, a concentração e a interação! Elas ficam bastante envolvidas praticando o que aprenderam.

Saiba tudo sobre o CPB no novo site!

O site do Programa Criança para o Bem está totalmente repaginado! Ainda mais prático e bonito, o site traz todos os detalhes sobre as oficinas, os objetivos do Programa, como se tornar voluntário e sobre como doar! Além disso, lá podemos encontrar todos os Livrinhos das Virtudes, todos boletins mensais do CPB, e muitas fotos e vídeos! Ah, o endereço também mudou. Acesse!

www.criancaparaobem.org.br

Criança para o Bem na Web

Acompanhe o Criança para o Bem no Facebook e no Instagram e saiba das novidades!

Curta, comente e compartilhe nosso conteúdo e ajude-nos a chegar ao conhecimento de mais gente!