Boletim Agosto 2019

Iniciado o Projeto patrocinado pela  FBB

Iniciamos, em agosto, o Projeto patrocinado pela Fundação Banco do Brasil – FBB, que tem como objetivos o aprimoramento e a sistematização do processo pedagógico do Programa Criança para o Bem e a implantação da Oficina de Editoração.

A pedagoga Aline Freitas foi contratada para o primeiro objetivo e está trabalhando na consolidação da metodologia e na adoção de melhores práticas pedagógicas do Programa. Com isso, as 180 crianças e jovens atendidos irão desenvolver cada vez melhor seu potencial cognitivo, artístico, social e moral, minimizando, em consequência, a situação de risco e vulnerabilidade social deles, de  suas famílias e da comunidade onde moram.

A designer gráfica  Denise Oliges foi contratada para ministrar as  Oficinas  de Editoração para  12  jovens. O objetivo é que eles aprendam a  fazer edição de fotos, elaborarem  cartazes, convites  e editoração  de livros. Um dos produtos desta oficinas será  a editoração dos  Livros das Virtudes de 2019, que são  escritos e ilustrados pelas crianças do Programa.

Estamos muito felizes com a parceria da FBB e confiantes que ao final destes sete meses de trabalho teremos nossos objetivos alcançados.

Nova Acrópole é reconhecida pela ONU

A Nova Acrópole recebeu, em 2 de agosto de 2019, a qualificação de Organização Não Governamental com status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas (ONU).

O Conselho Econômico e Social (ECOSOC) é o principal órgão da ONU que reúne os países para discutir e encaminhar políticas relativas ao desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental). Além disso, acompanha os compromissos dos países assumidos em conferências globais.

Para a Nova Acrópole, esse título é um reconhecimento de como a promoção da Filosofia Aplicada contribui para um mundo melhor.

Dia 28 de agosto:

Dia Nacional do Voluntariado!

A vontade genuína das pessoas que agem pelo bem: é isso que move o nosso Programa Criança para o Bem na transformação da vida de tantas crianças em situação de vulnerabilidade. O  voluntariado da Nova Acrópole é a força motriz do Programa há 12 anos!  A cultura do voluntariado faz parte do projeto humanístico-filosófico que a Nova Acrópole promove, e nasceu de uma inveterada solidariedade e compromisso com os problemas e necessidades do nosso tempo. Parabenizamos a todos os voluntários pela imensa generosidade!

Reunião das famílias

No dia  23/8 aconteceu  mais uma Reunião das Famílias do Programa. Mais um momento de confraternização, de reencontro dos pais que, a cada reunião, têm a oportunidade de se conhecerem mais e de trocarem ideias. O lanche estava uma delícia: a Taíla e a Jaqueline capricharam e serviram um delicioso macarrão. O Mundo de Sofia, sob o comando da Glaucia, sempre gentil e disponível para nos ajudar, estava com algumas novidades incríveis e muitas mães aproveitaram para atualizar seu guarda-roupa. Em seguida, a nossa querida Dra. Henriqueta, voluntária e madrinha atuante do Programa, conversou com os pais sobre a virtude do bimestre, que está sendo trabalhada com as crianças e os jovens: JUSTIÇA. Tema que foi discutido com os pais com muita seriedade e trouxe aos presentes grandes reflexões.

Para o grande desfecho da Reunião, as alunas de balé da Professora Carolina dançaram duas músicas. Foi um momento de arte e beleza que comoveu a todos.

Nossos agradecimentos a todos os voluntários que, com sua generosidade,  paciência e dedicação, colaboraram para mais esta Reunião, demonstrando como podemos plantar as sementes de um mundo novo e melhor. Nossos agradecimentos, ainda, aos familiares, que, após uma semana de muito trabalho, compareceram à reunião demonstrando o comprometimento com a educação de seus filhos.

Doe  Livros

Participe do enredo  de  muitas histórias

Junte-se à campanha Doe  Livros e participe do enredo  de  muitas histórias . O objetivo é estimular ainda mais a leitura dos nossos 180 estudantes. Acreditamos que  o hábito de ler é  um poderoso   presente que podemos  dar para cada  criança  levar  para  toda vida.

Contamos com a  sua generosidade para presentear, no Dia das Crianças,  cada estudante do Programa com um  livro infanto-juvenil novo  e uma revistas de caça-palavras ou palavras cruzadas.  Ao presentearmos os estudantes com livros, estamos reforçando o prazeroso hábito de viajar pelas histórias  e ampliando os horizontes dos estudantes e das suas famílias.

Os livros  infanto-juvenis  usados em bom estado são muito bem vindos pois irão renovar os títulos da biblioteca, onde os estudantes têm oportunidade de acessar histórias fantásticas, desenvolver a imaginação e alimentar o amor pela leitura.

Entre os autores preferidos estão obras das escritoras Ana Maria Machado e  Ruth Rocha, amadas por crianças e adolescentes. A campanha “Doe  Livro e Participe do Enredo  de  Muitas Histórias! ” vai até o dia 30 de outubro.

Para participar, leve a sua doação quando for às aulas ou às palestras em uma escola da  Nova Acrópole. As doações também podem ser em dinheiro. Faça sua  doação na  conta

Banco do Brasil, Ag:  1419-2, CC:  90695-6   CNPJ 03.653.0940001-96,  Titular: Organização  Nova Acrópole Lago Norte. Para mais informações, entre em contato com Taila no telefone 61 99864-9162.

Oportunidades para você  fazer parte da Corrente do BEM!

VOCÊ também pode ser muito mais que UM colaborando com o Programa Criança para o Bem – De repente, mesmo sendo apenas um, você se dá conta de que pode se unir a propósitos nobres e, com outras forças, fazer diferença para muita gente. Pode, então, olhar suas pegadas com mais tranquilidade e seguir. Foi numa dessas reflexões que os alunos da escola de filosofia Nova Acrópole Brasil – Escola Internacional de Filosofia , Cida Ramos e Luiz Fernando Vieira, decidiram envolver-se um pouco mais com as atividades voluntárias.
Há quatro anos Cida contribui mensalmente com o Programa Criança para o Bem com valores que auxiliam no orçamento da instituição e, depois, são restituídos a ela no imposto de renda.
CONTAGIANTE – Eu acompanhava o movimento dos padrinhos mensalmente, atuando como voluntária no controle financeiro do Programa e comecei a perceber que, ao final de cada ano, havia uma resposta muito positiva por parte dos jovens atendidos nas oficinas, conta Cida. É nítida e contagiante a transformação que o Programa promove nesses jovens e suas famílias, afirma. A voluntária observa que as famílias dos jovens também vibram e é possível conferir o impacto que esta formação gera na sociedade. Foi neste contexto que Cida, como voluntária do Criança para o Bem, passou também a fazer contribuições financeiras mensais ao Programa.

O diretor do Instituto Seraphis, Dr. Luiz Fernando Vieira, viu o Programa Criança para o Bem nascer há 12 anos e também considera evidente o resultado da proposta de formação integral. A proposta educativa baseia-se em valores éticos e morais, a serem incorporados à vida dos jovens que já passaram e que participam atualmente deste propósito, e não apenas no repasse de informação, assinala.
PERSEVERAR – O Criança para o Bem, desde a origem, sempre contou com a orientação do diretor nacional de Nova Acrópole, Luiz Carlos Marques da Fonseca, que é um modelo de voluntário e de dedicação, frisa Vieira ao ressaltar uma das sugestões do dirigente, “começar e manter, perseverar”. Para o diretor do Seraphis, que também é um dos colaboradores mensais do Programa há muitos anos, a união e a perseverança são os ingredientes da força construtora e realizadora de propósitos.
Com certeza a sociedade recebe impacto a partir da postura e atitude dessas crianças e jovens do Programa na avaliação de Luiz Fernando, porque estão recebendo formação de ser humano, “para a frente e para o alto”, absorvendo valores essenciais para que sejam os homens e mulheres do mundo novo, melhores por terem desenvolvido suas virtudes por meio de uma educação mais profunda. “Todo o ser humano é bom”, conclui.
COLABORANDO – Qualquer quantia é muito bem vida, assinala a coordenadora de planejamento e projetos do Programa, Luiza Koshino ao esclarecer que atualmente 73 pessoas físicas e jurídicas colaboram como #doadores mensais, padrinhos ou cooperadores eventuais. “Não é preciso ser estudante da Nova Acrópole para colaborar financeiramente com o Programa”, esclarece. Luiza enfatiza que o doador pode acompanhar os resultados do emprego dos recursos por alguns canais, entre eles o informativo mensal online, que contém informações sobre as atividades realizadas com os recursos e a evolução do aprendizado dos jovens, além do Face book e do Instagram / @criancaparaobem .

CUSTEIO – Os valores recebidos são utilizados para custear as despesas fixas, uma vez que cada jovem demanda o equivalente a R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) por mês, referentes a transporte, alimentação, material para a realização das oficinas entre outros gastos. O Programa Criança para o Bem atende 180 jovens anualmente entre 5 e 16 anos de idade.
As doações podem ser em qualquer valor e há três formas de colaborar a partir de hoje mesmo:

1) Via depósito de qualquer valor na conta corrente do Programa Criança para o Bem no Banco do Brasil ( C/c : 90 695-6 – agência 3599-8 – CNPJ: 03.653.094/0001-96) , neste caso, sem restituição no Imposto de Renda e sem recibo, pois trata-se de uma doação;

2) Tornando-se padrinho de um jovem do Programa e realizando depósitos mensais de qualquer valor, via conta corrente do Programa Criança para o Bem, no Banco do Brasil ( C/c : 90 695-6 – agência 3599-8 – CNPJ: 03.653.094/0001-96) , neste caso, sem restituição no Imposto de Renda; 3) Designando até 6% do que é devido ao Imposto de Renda, como Pessoa Física ou como Pessoa Jurídica, para o Programa Criança para o Bem. Neste caso, uma ideia é ter o valor pago à Receita Federal no último exercício, dividir o montante por 12 , calcular o percentual deste valor que será designado ao Programa em contribuições mensais durante o exercício atual. Os depósitos mensais devem ser realizados via depósito identificado, seja no Banco do Brasil ou em outra instituição financeira específica do Programa, ( C/c : 568 635 – agência 10049 – CNPJ: 06.196.928/0001-70). Realizado o depósito, envie o comprovante de depósito ou transferência, nome completo, CPF, endereço, Cidade, UF, CEP, telefone e o valor da doação para o e-mail novaacropoleassistenciasocial@gmail.com e solicite o recibo de “Mecenato” a cada doação. O “Mecenato”, que será enviado via e-mail ou Correios é o documento que vai constar da declaração do Imposto de Renda do exercício como “pagamentos e doações efetuados”. O doador receberá 100% do valor designado ao Programa como restituição do Imposto de Renda, independente de ser credor ou devedor e tendo doado uma vez no ano ou 12 vezes.