Boletim de Julho 2019

Colônia de Férias

Uma oportunidade para ampliar a percepção do mundo por meio da vivência de novas experiências. Esta é uma das propostas da Colônia de Férias do Programa Criança para o Bem que terminou na última sexta-feira (26) e contou com a participação de cerca de 72 jovens.
Diferente das práticas das quais participam durante o ano, o grupo que frequentou a Colônia fez um dia de atividades na sede da Nova Acrópole, e quatro dias de passeio por Brasília. “Foi uma experiência muito rica para todos a partir das visitas a locais que os jovens não conheciam como o Museu de Valores do Banco Central, um haras, um viveiro de mudas em que eles viram e interagiram na rotina de atividades”, comenta um dos coordenadores da Colônia, Max Moreira Alves. Ele constata que há uma visível expansão de conhecimentos nesse período, uma vez que são proporcionadas atividades, as quais não fazem parte do contexto de vida de estudantes com a idade deles.

DESAFIO – O volume de informações novas também foi assinalado pela voluntária Cida de Araújo Ramos. Como continuidade do Programa Criança para o Bem as oficinas geram uma experiência muito rica não apenas para os estudantes, diz, considerando que para ela, uma administradora de empresas, foi um grande desafio participar deste trabalho. “Contei com meus 11 anos de Nova Acrópole, os cursos e as leituras que venho fazendo”, comenta ao enumerar cursos como o de contação de histórias, de fantoches e outros realizados por ela anteriormente com pessoas experientes em educação. 
Referindo-se ao papel do voluntário que se dispõe a integrar as oficinas, Cida acredita “que não tem como dar errado, porque é uma vontade interna com a proposta de despertar os jovens”. Ela ministrou um curso de fantoche e aplicou um exercício de customização de porta-trecos. Usamos vasilhas que seriam descartadas para falarmos sobre o descarte consciente e sobre a reutilização, explica e conclui, “as crianças surpreendem-se com o que elas são capazes. Alguns têm um processo individual de trabalho, outros gostam de dar pitacos no que o colega está produzindo. É muito rico e interessante participar deste processo”, sublinha.

SONY DSC

RETORNO – Caroline Aparecida Silva Soares, que há 12 anos participava das colônias como aluna, lembra que artesanato e acompanhamento escolar eram as atividades do Programa, hoje, ela comprova nos hábitos e comportamento dos jovens o resultado do trabalho focado em virtude. “Vi, durante a Colônia de Férias, como alguns já assimilaram o que aprenderam aqui e como praticam com os colegas o respeito, a generosidade e a educação”, avalia Carol , agora voluntária e instrutora do Programa. 
Além da programação, Max destaca o quanto foi gratificante ver a atitude das pessoas que os receberam nas instituições. “Muitos disponibilizaram-se com mais do que esperávamos, como no Museu do Banco Central, que até uma aula de educação financeira tratando da relação de vontade e ansiedade com o dinheiro foi ministrada para os jovens”, exemplifica.

SONY DSC

Programação completa das duas semanas

Semana Pedagógica

A semana pedagógica traz uma perspectiva de avanço qualitativo permanente para os instrutores e colaboradores do Criança para o Bem. Após uma semana de agenda repleta de ações pedagógicas direcionadas aos cerca de 40  instrutores  e colaboradores do Programa, o coordenador de desenvolvimento de virtudes , Pedro Koshino, confirma que “a formação continuada é imprescindível”.
Os resultados vão além da anexação de conceitos de moral e ética aos conteúdos que integram o Programa de formação dos jovens do Criança para o Bem na avaliação de Koshino. As estratégias para promover a aprendizagem das virtudes devem fazer parte de todas as oficinas , constata e acrescenta que “as atividades de capacitação também são grandes oportunidades para que o grupo de educadores se conheça”.

ACROPOLITANOS – Um dos fatores relevantes e que contribuem para os resultados do programa voltado à promoção das virtudes na aprendizagem, segundo Koshino, é que “ estamos atuando com instrutores que acreditam na consequência de desenvolver virtudes, pois todos compartilham dos valores da  Nova Acrópole”. 
Na leitura da pedagoga, Aline Nascimento Freitas Almeida, que está se entrosando ao grupo para coordenar a re-estruturação e implantação da metodologia do Programa, é essencial termos um tempo para falarmos sobre virtude, formação e esta visão como parte da atividade do educador que tem sob sua responsabilidade a formação humana. 

Criança para o Bem e IPEA foram selecionados pelo Criança Esperança 2020!

Esta é a segunda vez que o Criança para o Bem foi selecionado pela UNESCO. Durante o ano de 2020, a Nova Acrópole receberá os recursos da UNESCO necessários para a aquisição de um ônibus para o transporte das crianças e manutenção da Oficinas de Esporte. Conheça melhor o Projeto Selecionado.

O nosso parceiro Instituto Paraense de Educação e Arte (IPEA) que também foi selecionado pela Criança Esperança promove a proteção aos direitos humanos e inclusão social de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social, despertando seu potencial educativo e cultural. São desenvolvidas oficinas de música, arte, balé, canto, reforço escolar, entre outras. O apoio do Criança Esperança
ajudará a manter e ampliar as oficinas já desenvolvidas e formar a orquestra de cordas. Saiba mais a respeito do Projeto do IPEA.


O Diretor Nacional, Luís Carlos Marques, a Diretora, Julia Camarotti, e diversos outros dirigentes da Nova Acrópole celebraram a conquista do IPEA e do Criança para o Bem juntamente com  colaboradores.
Agora contamos com a sua generosidade. Faça a sua doação! Ela é muito importante para o Criança para o Bem e para o IPEA!

Apresentação do Balé e Orquestra no Meu Eixão

No domingo, 28/7, a Orquestra do Programa Criança para o Bem e o Balé do Bem participaram do evento “Meu Eixão”, organizado pela Rede Globo, na 108 Sul, que tem por objetivo levar lazer de qualidade ao ar livre para a família brasiliense. Nesta oportunidade, apresentaram-se instituições contempladas pelo Criança Esperança.

A Orquestra Criança para o Bem e o Movsinfo, sob a regência do Maestro Ricardo Castro, brilharam com sua apresentação. Foram muito aplaudidos! O que dizer, então, de nossas graciosas bailarinas que, conduzidas pela instrutora Dayane, encantaram os presentes com sua delicadeza! Foi uma grande oportunidade para nossos jovens apresentarem para o público tudo de aprenderam com o apoio do Projeto Criança Esperança 2018.

Foi um final de tarde de domingo de beleza e harmonia para o público que compareceu às apresentações e um momento diferente para as crianças e jovens do Programa Criança para o Bem, que se apresentaram ao ar livre para um público tão diverso. Já estamos sonhando com o Projeto de Esporte que receberá apoio do Criança Esperança 2020.

Reunião das Famílias

A reunião das famílias no dia 02 de  agosto foi bem movimenta. As famílias  foram recebidas com a apresentação de um carrossel de fotos das atividades realizadas com as crianças durante a  Colônia de férias 2019. Diversos pais  comentaram que as crianças adoraram as atividades  e que estavam muito felizes com a oportunidade que seus filhos tiveram de ter momentos tão especiais. 

A equipe de Esportes do Criança para o Bem: os instrutores Roberto, Max e a Carol realizaram  uma aula prática com os participantes. Antes desta aula, Roberto, que é o voluntário coordenador das Oficinas de  Esporte,  conversou sobre a importância de trabalharem as virtudes com seus filhos e como a prática dos esportes é um momento especial para os instrutores e crianças trabalharem em conjunto as virtudes. Para ele o esporte ajuda a superar as dificuldades e incentiva a criança a não desistir, a lutar pela equipe, pelo outro, por um bem maior.  Em seguida, os pais tiveram uma divertida aula prática de esporte, para entenderem melhor como são as oficinas. 

Como sempre acontece, antes da reunião, tivemos um momento de confraternização dos pais, instrutores, colaboradores e coordenadores onde foram servidos caldos, sucos e biscoitos. Muitas mães presentes tiveram ainda a oportunidade de fazer compras no Bazar que foi aberto especialmente para atender às famílias.

Justiça é a virtude do próximo bimestre

No dia 13 de julho, foi realizado o Workshop da Virtude do Bimestre para os colaboradores do Programa Criança para o Bem. O tema foi a Justiça e a Professora Renata Peluso ministrou a aula sobre o tema, inicialmente, provocou os participantes indagando “o que é a justiça?”. Segundo Platão, a justiça é “dar a cada um o que é devido segundo sua natureza e seus atos”. Esta afirmação, segundo Peluso, foca a justiça como o ato de dar, de conceder ou retribuir. Ela chama a atenção sobre o entendimento comum das pessoas sobre a justiça apenas como receber seus direitos ou punir uma pessoa que cometa um ato injusto.

Este olhar sobre a justiça é um aspecto importante para que os instrutores do Programa ensinem às crianças que a virtude da justiça é desenvolvida pelas suas ações, suas iniciativas e não apenas reclamando ou aguardando que um ente externo faça a justiça. Com isso, o justo deve estar agindo para fazer a justiça e não se vitimizando, se lamentando à sua espera.

Outro aspecto importante sobre a justiça é sobre as consequências de uma infração. Elas devem conduzir para a evolução do infrator e não para a vingança. Querer que o infrator apenas sofra, certamente não é um ato do bem e muito menos a prática da virtude justiça. Ao nos depararmos com uma injustiça, ensina Peluso, devemos procurar a justiça e nunca cometer uma outra injustiça para corrigi-la.

Como saber se a ação praticada é justa? Para responder à essa pergunta, Peluso recorreu ao filósofo Kant, que sugeriu que antes de realizar uma ação, avaliar se o mundo ficaria melhor se todos fizessem a mesma ação. Em caso positivo, certamente é uma ação justa.

Ao final do Workshop, os colaboradores do Programa, juntamente com a Professrora Renata Peluso, se confraternizaram e aproveitaram para homenagear os aniversariantes do bimestre, com muita fraternidade e alegria.

Enxergar bem, a conquista que

envolve muitos parceiros!

Uma nova porta de boas oportunidades, de independência, de crescimento e elevação. A metáfora se adequa, uma vez que permitir a boa visão fisiológica para um jovem em idade escolar é semelhante à condução por um caminho novo de inúmeras possibilidades. E esta é uma das razões por que o Programa Criança para o Bem realiza semestralmente uma triagem oftalmológica com os 180 jovens que participam desta proposta de crescimento desde a avaliação da acuidade visual, até a aquisição de óculos para a correção de alterações refrativas como miopia, astigmatismo, hipermetropia e outras dificuldades.

Fernanda Carvalho Oliveira, médica oftalmologista do Instituto Seraphis parceiro do Programa, conta que na triagem são detectadas as crianças com acuidade visual abaixo dos valores normais. Elas são classificadas de acordo com o nível de risco de visão pelas cores vermelha, amarela e verde, essa última, para as que apresentam normalidade e são liberadas da etapa seguinte que é uma consulta.

Os jovens classificados como vermelho ou amarelo têm uma consulta agendada a partir da qual identificamos as reais necessidades de óculos e o detalhamento da dificuldade visual. Os que precisam de correção já saem da consulta com uma receita e a gestão do Programa Criança para o Bem as encaminha para o parceiro que  vai providenciar os óculos, explica.

FECHANDO O CICLO –  “É um processo muito importante no desenvolvimento dos jovens esta triagem, consulta e correção, realizado pelo Programa, porque dependendo do grau de refração, o não ajuste representa uma limitação muito grande para o aprendizado“, considera a médica salientando que fechar o ciclo é essencial.

E para isto, entra no trajeto a Óticas Brasiliense, uma empresa parceira do Programa que providencia as armações e lentes para a correção das questões visuais dos jovens encaminhados com a devida prescrição médica.

ALÉM DE ÓCULOS – A visão é um grande presente da vida para podermos enxergá-la, entendê-la, termos independência e vermos suas maravilhas no dia a dia e na natureza especialmente, declara Cleia Dias, supervisora na rede de oito lojas da família.  Ela acredita que e “os dias não estão fáceis, é preciso fazer algo para quem precisa e o que podemos fazer é dentro do nosso ramo de atividade profissional diariamente com o sentimento de compaixão aos que precisam”.

Quando o jovem se dirige à loja da Óticas Brasiliense com a receita, já selecionamos algumas armações e as lentes e os orientamos de acordo com o formato do rosto, diz Cleia. “Procuro agilizar tudo para evitar o retorno e mais despesas com passagens. No momento em que os óculos estão sendo preparados, aproveito para conversar, saber mais e tentar acrescentar alguns conceitos e orientações. Às vezes, uma palavra altera a percepção de uma pessoa sobre tudo, recebo declarações de alguns dizendo que eu nem sei o quanto uma conversa modificou a vida deles”, conta lembrando que procura salientar as formas de apreciar a vida, a necessidade de valorização de si próprio, a importância de estudar como caminho a seguir, os cuidados pessoais e o significado da chance que estão recebendo de enxergar o mundo com mais clareza.

Participe das Campanhas

Iniciamos em julho duas campanhas que podem ser usadas por estabelecimentos comerciais. O objetivo da campanha é captar recursos em prol do Criança para o Bem. Participe, divulgue para seus conhecidos que possuem estabelecimentos comerciais e contribua com a construção de um mundo melhor. Leia mais.