Boletim de JUNHO 2019


O Arraial Filosófico foi um sucesso

O Arraiá Filosófico que ocorreu dia 02 de junho na Nova Acrópole Lago Norte foi um sucesso graças à união das escolas da Nova Acrópole do Distrito Federal. A parceria das escolas vai além da organização, preparação das comidas e bebidas típicas, animação da festa com música ao vivo, forró e quadrilha. Elas buscam vivenciar na prática os valores humanos como a generosidade e a alegria. Foi com esse enfoque que toda a renda da festa junina foi revertida para o Criança para o Bem.

Mais de 1.000 convidados compareceram e divertiram-se no Arraiá que já é uma referência nas festas juninas da cidade. Este ano o Arraiá contou com uma apresentação artística das crianças do Criança para o Bem. As turmas das Oficinas de Musicalização do instrutor Carlos encantaram cantando uma música, cuja letra é de autoria deles, o que animou os convidados, principalmente as crianças, que, com muita alegria, dançaram e se divertiram.

 Ao final, um fechamento com chave de ouro: ao redor da fogueira, a Professora Renata Peluso fez um diálogo sobre o simbolismo das festas juninas.

A coordenação do Programa agradece a todos os acropolitanos que contribuíram com a festa, à comunidade que prestigiou o Arraiá e à direção da NA, por doar os recursos arrecadados.

Aula pública de balé

O Programa Criança para o Bem teve mais um dia de arte! Desta vez, no domingo, 16/6, houve uma aula pública de balé programada com muito carinho pelas instrutoras das Oficinas de balé Carol e Dayana. 
As 120 bailarinas, muito concentradas, mostraram a seus familiares como é o dia a dia de sua aula – os passos que aprendem e que ensaiam com dedicação para que expressem beleza na dança.
Como sempre os familiares ficaram emocionados com as bailarinas. Esses momentos em que as crianças compartilham seus esforços com os pais são de extrema importância para ambos – um momento de emoção, de carinho. É quando os pais descobrem as habilidades de seus filhos e se comprometem ainda mais com seus sonhos.
Parabéns às meninas do balé, às instrutoras e aos voluntários todos que se empenharam para que esta manhã um pouco fria ficasse mais quentinha com calor humano.

Piquenique Literário

Oportunidade em que as crianças demonstraram que compreenderam de verdade o que é Compromisso. Semana passada, decidimos que faríamos nosso piquenique literário hoje, 17/6, e, para isso, o compromisso firmado foi que cada criança leria em casa um livro de sua escolha e faria breve comentário sobre a história lida e a parte que mais gostou para toda a turma. Após as apresentações, celebramos com um delicioso lanchinho coletivo onde todos demonstraram o que estão aprendendo na virtude do bimestre que é a Cortesia.

Conforme observou a professora Glória, é maravilhoso perceber a desenvoltura que as crianças vão adquirindo com essas práticas!

Foram versões divertidas da Chapeuzinho Vermelho, dos Três Porquinhos, da Bela Adormecida e uma novidade como a contada pela aluna Ana Raquel dos Três Lobinhos e o Porco Mau, onde se invertem os conhecidos papéis do lobo mau e dos porquinhos.

Celebração do “Dia Mundial do Espírito Olímpico”

Em comemoração ao “Dia Mundial do Espírito Olímpico”, 23 de junho, o coordenador voluntário do Esporte para o Bem, Roberto Barrense, juntamente com sua equipe, proporcionou aos estudantes de esporte do Criança para o Bem vivenciarem o ideal e os valores olímpicos no passeio realizado ao CIEF – Centro Integrado de Educação Física.

Os estudantes conheceram e vivenciaram as  atividades esportivas desenvolvidas no centro olímpico do CIEF como:  as pistas de corrida onde realizaram  treinos, no tênis de mesa onde praticaram o esporte, no dojo onde assistiram a uma aula de judô e também visitaram o  parque aquático onde presenciaram um treino de natação.

A equipe do Programa também teve a oportunidade de conversar com o treinador e atletas paralímpicos que estavam realizando suas práticas. O treinador contou um pouco da história do seu  trabalho, das conquistas, dos desafios e da gratidão em trabalhar com cada um dos atletas. O atletas paraolímpicos falaram sobre o poder que o esporte tem, o que proporciona a eles, como realizam seus  sonhos com dignidade e honestidade; que cada um de nós tem a capacidade de superar dificuldades e limitações físicas. O primeiro passo é ter um sonho, depois a  determinação que deseja alcançá-lo. Com muito trabalho, persistência, humildade para aprender, respeito, união vamos conquistando nossos sonhos.

Os professores e funcionários do CIEF que acompanharam nossa equipe foram muito gentis e convidaram -nos para voltarem mais vezes para treinar.

Os estudantes compartilharam a alegria e inspiração que tiveram com o passeio. Todos gostaram muito das instalações do CIEF e ficaram encantados com os desafios e possibilidades do mundo olímpico. Também ficaram muito impressionados com o exemplo dos  atletas que vencem suas limitações com dignidade, honestidade e valor.

Aniversariantes do Mês

As comemorações dos aniversariantes do mês são sempre muito alegres e celebram a vida. Bolo, velinhas, parabéns, lembrancinhas…. E? Este mês foram feitas apresentações super especiais dos nossos queridos instrutores de música junto com os seus estudantes. São sempre muito lindas as apresentações!

É assim no Criança para o Bem: estamos sempre cultivando virtudes como: cortesia, beleza e muita generosidade. Parabéns aos aniversariantes e aos músicos que embelezaram e alegraram as comemorações!

Reunião das famílias

Dia 28/6 foi dia da Reunião das Famílias. Sempre uma ocasião especial para confraternizarmos: um delicioso caldo, preparado com muito carinho por nossa voluntária Anadir, foi servido para aquecer a tarde fria que chegava.

A reunião iniciou com os recados do mês e em seguida a terapeuta Ciana Vidor falou da importância do controle das emoções para que se tenha uma vida saudável. Foi muito clara ao dizer que há uma relação bem íntima entre as emoções e o físico. Incentivou desenvolver as virtudes da cortesia, da gentileza, da paciência e da coragem para se evitar um sofrimento constante. Benevolência, bondade e boa vontade para com os outros, ela disse, traz uma vida feliz e saudável!

Para encerrar com chave de ouro e esquentar os corações das famílias, o instrutor  Carlos e turma da oficina de  Musicalização mostraram como é a metodologia da oficina  de musicalização. Carlos falou que, aos poucos, as crianças vão aprendendo ritmo, harmonia, dinâmica preparando, assim, as crianças para a participarem da orquestra. Foi uma apresentação vibrante para um fim de tarde de sexta-feira.

Agradecemos a todos os voluntários, que com sua generosidade e compromisso, colaboraram para mais esta reunião, demonstrando como podemos arregaçar as mangas e plantar as sementes de um mundo novo e melhor. Agradecemos aos familiares, que, após uma semana de muito trabalho, comparecem à reunião para fortalecerem os vínculos com  seus filhos e com a equipe do Criança para o Bem.

A Magia da Organização

A filosofa e “personal organizer” Maria Lúcia ministrou neste domingo, 30/06, um minicurso gratuito para as famílias do Criança para o Bem. A primeira parte do curso foi teórica mostrando a importância da ordem para a nossa vida e os resultados que traz para o nosso bem-estar e aumenta a nossa capacidade de vencer desafios. Na segunda parte do curso, Maria Lucia ensinou técnicas de como dobrar as roupas e organizá-las nos armários e malas. Os participantes puderam praticar e avaliaram como é simples e prazeroso manter um armário bem organizado. Por fim, ensinou como limpar e higienizar a casa de forma eficiente e econômica. Todos ficaram encantados com a forma simples, barata e rápida com que Maria Lucia ensinou e saíram confiantes que vão praticar em suas casas e locais de trabalho tudo o que aprenderam.

Nosso agradecimento à Maria Lucia pela generosidade de compartilhar com as famílias do Criança para o Bem sua experiência e sabedoria.

Oficinas de Arte terapia

A Arteterapia é uma prática terapêutica que tem como objetivo conduzir a pessoa, adulto ou criança, individualmente ou em grupo, ao conhecimento de si mesmo. Visa estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes, ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência e o desenvolvimento da personalidade, como nos explica o instrutor voluntário do Programa Criança para o Bem, Pedro Koshino.

Koshino promoveu em maio e junho uma oficina de arteterapia de 12 encontros semanais com oito (8) crianças do Programa que estavam com dificuldade de aprendizagem. A estudante de psicologia e professora de Filosofia, Isabella Camarotti, atuou voluntariamente como assistente nos encontros.

Nos encontros, foram desenvolvidas diversas atividades expressivas artísticas, tais como tecelagem, pintura, desenho, colagem, dança e confecção de fantoche. Essas atividades sempre eram precedidas por uma sensibilização por meio de um conto infantil, música ou relaxamento e, após a atividade, realizava-se um fechamento com conversas sobre as sensações e emoções das crianças.

As crianças se envolveram com afinco e criaram belos trabalhos, apesar do propósito da arteterapia não ser a produção estética, mas sim expressiva. O desenvolvimento das crianças na autoestima e autoconfiança foi evidente, pela evolução de seus trabalhos e atitudes perante as propostas das atividades. Espera-se que isso seja apropriado para melhorar seus desempenhos na aprendizagem escolar.

Uma das responsáveis por um dos participantes relatou que, após a oficina, houve uma mudança substancial no comportamento da criança em relação à sua disposição em aprender e na proatividade, além de se dedicar mais à atividade artística.

Apoio da Fundação Banco do Brasil – FBB

O Criança para o Bem está em festa!  Será apoiado pela FBB que parabenizou a Nova Acrópole pelo Criança para o Bem e informou sua aprovação no processo seletivo de apoio a projetos sociais desenvolvidos por entidades sem fins lucrativos que tenham a atuação de Voluntário BB, em iniciativas de promoção da cidadania, geração de trabalho e renda, cuidado ambiental, educação, cultura, esporte e saúde, visando a inclusão social e produtiva dos públicos priorizados pela FBB.

A acropolitana Bia Ourives, que é funcionária do Banco do Brasil e voluntária do Programa, apresentou o Programa para a FBB e entre os mais de 270 projetos inscritos aprovados o Criança para o Bem ficou em 4ª lugar em nível nacional e em 1º no Distrito Federal.

Durante o ano de 2019, a Nova Acrópole receberá recursos da FBB para consolidar sua metodologia pedagógica, ministrar as oficinas do Aprender, montar um laboratório de informática e produzir a coleção de livros das virtudes 2019. O Diretor Nacional da Nova Acrópole, Luís Carlos Marques, a Diretora da Sede, Julia Camarotti,  a membro Bia Ouvires e demais acropolitanos  celebraram a conquista juntamente com os colaboradores do Programa Criança para o Bem.

Oficinas de Fotografia e campanha

O fotógrafo e escritor João Rios é o instrutor voluntário da Oficina de Fotografia do Criança para o Bem. O objetivo da oficina é ensinar técnicas básicas da fotografia  para que os estudantes possam explorar possibilidades de criação com luz e sombra e fazer com que compreendam que a fotografia também é uma forma de expressão artística de captar um momento de beleza. A oficina é ministrada às 6as feiras pela manhã, iniciou em junho e sua conclusão será em outubro. Estão matriculados 12 estudantes. A filósofa Lucia Vilhena é assistente voluntária na oficina.

Agradecemos a todos que doaram as máquinas fotográficas para viabilizar a oficina. A campanha continua aberta dado que ainda estamos precisando de cinco (5) máquinas. Quem puder doar sua máquina digital que está guardada e ainda funciona, e que possa ajudar as crianças a desenvolverem, favor entrar em contato com o Programa.

Jogo das virtudes

A professora de poesia Enila Freitas preparou para sua oficina uma atividade lúdica unindo poesia e virtudes. Ela criou um jogo que a criança vai conquistando corações à medida que os dados a conduzem às virtudes ou ao desafio de fazer versos com rimas. A oficina foi muito divertida e educativa. Enila informa que o jogo é flexível, e os comandos para desafios podem ser trocados para ensinar outras disciplinas.

Participe das Campanhas

Iniciamos em julho duas campanhas que podem ser usadas por estabelecimentos comerciais. O objetivo da campanha é captar recursos em prol do Criança para o Bem. Participe, divulgue para seus conhecidos que possuem estabelecimentos comerciais e contribua com a construção de um mundo melhor. Leia mais.

A campanha de doação de máquinas fotográficas ainda esta aberta. Participe sua máquina fotográfica que esta ai parada na gaveta pode fazer muita diferença na nossa Oficina de Fotografia.