Boletim de Outubro 2019

Nova Acrópole no seminário: STJ 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança

A Convenção sobre os Direitos da Criança faz 30 anos este mês e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu um seminário integrando organizações ligadas a esta questão para aquecer o debate a respeito das consequências deste documento do qual o Brasil é signatário. E a Nova Acrópole Brasil – Escola Internacional de Filosofia, em razão de sua exitosa experiência com o Programa Criança para o Bem, foi uma das convidadas para este repensar.

O Programa foi representado de três formas neste evento aberto ao público. Na abertura, o presidente da Nova Acrópole, Luís Carlos Marques Fonseca, foi um dos convidados para compor a mesa de abertura. A Orquestra para o Bem, formada por jovens atendidos pelo Programa, mostrou seu o talento musical na abertura, juntamente com a Movsinfo. E à tarde, a professora Lúcia Helena Galvão Maya , de Nova Acrópole,fez uma palestra sobre voluntariado e promoção da infância.

Há um distanciamento entre a evidência científica e o conhecimento da população que precisa ser sensibilizada sobre a necessidade de proteção à criança, que é o desafio contemporâneo. Com esta constatação o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro João Otávio de Noronha, ressaltou que, na causa da infância, é fundamental ao lado das responsabilidades do estado e na construção de políticas públicas adequadas que esteja o estímulo para as pessoas engajarem-se em trabalho voluntário.

A declaração do Ministro do STJ fez parte de seu discurso de abertura do “Seminário 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança” nesta quinta-feira (10/10). O evento que, ao longo desta semana, contou com uma extensa programação de discussões a respeito deste acordo internacional assinado por 196 países, há três décadas, entre os quais o Brasil, realizou-se no auditório do Tribunal, e os temas trouxeram ao debate métodos e responsabilidades para que seja assegurado o cumprimento dos direitos plenos da infância e da juventude.

CRIANÇA PARA O BEM – O Programa Criança para o Bem da Nova Acrópole esteve presente, bem como outras instituições como a Instituto Alana e o Coletivo da Cidade. A organização filosófica foi convidada em consequência dos resultados de seu trabalho realizado e, na abertura, esteve representada pelo presidente Luís Carlos Marques Fonseca. Ele abordou os direitos da criança sob a ótica filosófica. O presidente comparou a construção de uma infância saudável ao trabalho de um agricultor. “É preciso conhecer a semente e respeitar o que ela é e não projetar nossas convenções sociais sobre ela. A criança precisa desenvolver o que é para que produza o seu próprio fruto”, associou. Na observação sobre a atualidade, Luís Carlos frisou que o educador e toda a sociedade deveriam amar as crianças, conseguir identificar o que é preciso desenvolver nelas e ser justo com esta realidade ao invés de preocupar-se somente em torná-lo um ser produtivo.

Pedro Hartung, Claudia Andrade, Luis Carlos Marques, João Otávio Noronha, Petrúcia de Melo Andrade e Júlia Lucy

BONDADE, O FRUTO – “ E qual é o fruto próprio de um ser humano? provoca o presidente de Nova Acrópole. “Aí vamos encontrar nas tradições descritas pelos filósofos clássicos, que é a bondade”, respondeu referindo-se que esta condição está latente no ser humano sempre e precisa crescer para que não se transforme apenas em um médico ou um advogado, mas que, na prática de sua profissão, faça circular a energia na infinidade de experiências que aguardam o fluxo da vida para acontecer. Amor é o fluxo, a interligação, o dar e receber, destacou ao falar de respeito e justiça assegurados para todos. Ilustrou com a brincadeira de uma criança e um cãozinho. “Se ela só brincar com o animal e não o proteger, está somente tirando dele e não dando nada, o fluxo não está acontecendo”, sublinhou.

Prosseguindo, logo após a abertura, sob a regência do maestro Ricardo Souza-Castro, a Orquestra Criança para o Bem, juntamente com integrantes da Orquestra Metropolitana de Brasília e o projeto Movimento Sinfônico de Orquestras Juvenis (MovSinfo), executaram três músicas . O público aplaudiu muito a Orquestra que, em seguida, foi convidada a participar de um “brunch” preparado para os integrantes da Orquestra.

VOLUNTARIADO FUNDAMENTAL – À tarde, às 17 horas, houve a palestra com a professora Lúcia Helena Galvão que defendeu respeito a partir da mudança interna no homem: A variedade de delitos praticados na sociedade moderna é inúmera. Legislar sobre tudo não parece ser uma solução. O alerta é da filósofa Lúcia Helena Galvão , ao tratar do voluntariado a partir da experiência vivenciada pela Nova Acrópole Brasil – Escola Internacional de Filosofia . Para a filósofa, “é preciso mudar o homem de dentro para fora”.

Com esta proposta, a professora discorreu sobre o trabalho realizado tanto pela Nova Acrópole quanto por seu braço social, o Programa Criança para o Bem, que atende anualmente 180 jovens em situação de vulnerabilidade social, moradores das regiões do Paranoá, Varjão e Itapoã no Distrito Federal.

NATUREZA HUMANA – Lúcia Helena frisou que para a construção saudável de uma sociedade, onde ainda se valoriza o mérito individual em detrimento do coletivo, mantendo o ser humano pequeno, é necessário “trazer à tona a natureza humana, porque quando nos aprofundamos neste foco, não se tem mais como voltar atrás, e as diferenças como preconceitos ficam para trás”. Onde se fixa a consciência, dá-se energia e desenvolve-se realmente, defende.

Ela contou que, no Programa, há crianças estudando filosofia e buscando encontrar no outro o melhor que há, e a educação deve exercitar esta abordagem na prática “eduzindo o que o ser humano tem de mais elevado”.

Vivemos um momento histórico em que valorizar a natureza humana, com seu alicerce na bondade é urgente para que “o homem se reconheça como parte do todo e, assim, veja o outro como parte dele próprio”, concluiu.

#NovaAcrópole #DireitosDaCriança #LuciaHelenaGalvão #Criança   #ConvençãoSobreOsDireitosDaCriança#VulnerabilidadeSocial #OrquestraParaOBem #Voluntariado #DireitosDaCriança30Anos

Nova Acrópole em Ação Social

A Ação Social é um programa realizado pela Nova Acrópole  em parceria com o Instituto Seraphis, a 6ª  edição deste ano  ocorreu na manhã do dia  06/10.   O objetivo do evento foi   proporcionar às famílias atendidas pelo Criança para o Bem e a comunidade do Varjão, Itapuã e Paranoá  um domingo muito especial para celebrar  o mês das Crianças.

Todas as atividades foram realizadas por voluntários. Podemos destacar as oficinas de “ Cuidados da  saúde bucal e alimentar, de como educar as crianças e prevenir dores. Para a garotada foi montado um local especial para as brincadeiras, pintura de rosto e escovação. O tradicional bazar foi um sucesso. As famílias compraram, por preço simbólico, roupas, brinquedos, bijuterias e até objetos de decoração. .

A novidade desta 6ª edição da  Ação Social de 2019  ficou por conta dos cortes de cabelo gratuitos realizados por seis profissionais da INOVA Barbearia que é um parceiro do Programa Criança para o Bem.

A Nova Acrópole agradece ao Instituto Seraphis e à Barbearia INOVA pela parceria, a todos os voluntários que trabalharam para a realização da 6ª Ação Social de 2019  e a todos  que nos visitaram neste dia tão especial.

Corte Solidário Oliver

Outubro ROSADia da Criança – foi o que inspirou o Oliver Salona promover a 7ª edição do seu “Corte Solidário”. A ideia é a de montar uma corrente do BEM. Os proprietários do salão e a equipe realizam gratuitamente o serviço e transformam o corte do cabelo em um ato de solidariedade, ocasião em que as clientes podem doar suas  madeixas, que  serão transformadas em perucas para mulheres que sofrem com o câncer de mama, e, também, alimentos que vão compor as cestas básicas que serão doadas para as famílias em situação crítica de vulnerabilidade social atendidas pelo Criança para o Bem. Foram arrecadados mais de 500 kg de alimentos.

Parabenizamos e agradecemos ao Oliver Salon por contagiar tantas pessoas com a sua solidariedade e concretizar uma ação que traz tanto benefícios para a sociedade.

Correndo e  superando  limites

Mais de 50 crianças do Programa foram inscritas na  primeira edição da TV Brasília ‘Run Kids’, uma cortesia dos organizadores. O evento, realizado  em 20/10, numa manhã de céu azul e com uma brisa refrescante foi uma grande festa que contou com uma programação cheia de atrações, como o show com a banda infantil, além de atividades com pula pula,  pintura no rosto, balão mania, lanches, presença de super-heróis e muito mais. 

Foi uma manhã de muita alegria,  diversão  e aprendizado para as  crianças do Programa  e os voluntários que as acompanharam. As crianças mostraram que já aprenderam com o esporte que o importante é fazer o que tem que ser feito da melhor forma possível. É assim que, a cada dia, nos esforçamos para crescer e superar nossos limites. Enxergando desta forma  o evento esportivo transforma-se em uma experiência muito rica para todos. As criança tiveram a oportunidade de vivenciar, em um curto período de tempo,  emoções como a ansiedade, o medo, o colaborar com os colega, a satisfação  de ver um colega vencer, a alegria de participar da prova, sabendo que fez o melhor que podia.  Para os voluntários foi uma manhã muito gratificante e a maior satisfação foi ver os sorrisos, os olhos brilharem e a alegria genuína em cada uma das  crianças.

No fim da corrida, todas as crianças receberam  uma medalha personalizada e um ‘kit’ lanche refrescante e delicioso.  Do Criança para o Bem venceram nas suas respectivas baterias Mariana Silva e Augusto Marques, de 8 anos, e Diego Rodrigues Paiva, de 12 anos. Cada um ganhou  uma bicicleta, outro momento de muita alegria para eles e para os colegas. Ao final das provas os voluntários acompanharam as crianças nos diversos espaços de brincadeiras e recreações. Foi uma manhã de muita alegria.

Agradecemos a todos os voluntários que tornaram esta experiência possível e aos organizadores do evento que doaram as inscrições.

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional encanta nossas crianças e jovens

Um grupo de mais de 30 estudantes das Oficinas de Música do Criança para o Bem foi convidado pela Administração do Lago Norte para assistir ao espetáculo “da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, dia 05/10 , no Clube do Congresso. A regência foi do Maestro Cláudio Cohen.

As crianças ficaram vidradas na batuta do Maestro, nos músicos, e os corações bateram forte quando ouviam o som de  seus instrumentos sendo tocados com perfeição. Muitas das músicas tocadas eram conhecidas, e as crianças acompanhavam a Orquestra toda vez que o Maestro pedia a participação do público. O brilho dos olhos e o sorriso no rosto de cada criança e jovem mostrou o quanto a beleza da música os encanta e desperta em seus  corações sentimentos nobres como o sonho de um  dia, também,  poderem despertar a beleza em outras pessoas.

Agradecemos à Administração do Lago Norte pelo convite e à  todos os voluntários que tornaram este sonho uma realidade.

A ópera Il Tabarro inspira os jovens músicos do Criança para o Bem

Um grupo de estudantes das Oficinas de Música do Criança para o Bem participou de um passeio cultural muito especial no domingo, 20/10. Foram assistir à  ópera  ‘Il Tabarro’ com a Orquestra Metropolitana de Brasília e Coro de Câmara de Brasília, sob a Regência do Maestro Ricardo Sousa-Castro. A ópera Il Tabarro, originalmente composta por Giacomo Puccini, em 1918, foi adaptada pelo Maestro Ricardo Castro . A peça foi apresentada por 24 músicos instrumentistas da Orquestra Metropolitana de Brasília e 20 vozes do Coro de Câmara de Brasília.

As crianças e jovens do Programa vivenciaram momentos de grande emoção com este espetáculo. O  sonho, de em futuro próximo,  estar tocando e cantando como os colegas das outras orquestras e coros do Maestro Ricardo Sousa-Castro ficou mais real e não se tem dúvida que o caminho para transformar este sonho em realidade está na virtude da persistência e em seguir os ensinamentos do Maestro Ricardo.

Agradecemos ao Maestro Ricardo pelo convite e doação dos ingressos da ópera e à todos os voluntários que contribuíram com mais esta excelente experiência.

Semana de Artes Marciais

Um espaço para a prática de arte marcial com toda a sua proposta original e a beleza que transcende ao simples enfrentamento ou agressão, bem como a competição que nos condicionou a vê-la como luta. Esta a razão por que o Criança para o Bem passou a dedicar uma semana por ano para mostrar o que vem desenvolvendo com os jovens que se dedicaram a aprender movimentos para uma situação que permite a vivência da vitória e da derrota como as várias que nos deparamos no transcorrer da vida.

Entre os dias 28 e 31 de outubro, na sede da Nova Acrópole, no Lago Norte, 70 jovens integrantes do Criança para o Bem participaram da Semana de Artes Marciais com intensa agenda. Este evento, mais do que destacar vencedores, ao seu término, evidenciou todos os que se dedicaram à difícil tarefa de desenvolver movimentos corporais conscientes da necessidade de autocontrole, tolerância, integração, trabalho em equipe, desenvolvimento integral, capacidade de autossuperação, desafios e inclusão de virtudes em todas as atividades da vida.

CRITÉRIOS – De acordo com o instrutor de oficinas de esporte do Programa, Max Moreira, colocar em prática tanto a técnica das modalidades quanto o comportamento diante da pressão psicológica e enfrentar de forma realista a capacidade individual de autocontrole e autodomínio estava entre os critérios para a seleção dos premiados ao final da Semana de Artes Marciais.

Ele explica que além do Judô, Karatê e Nei Kung, modalidades que os jovens praticam nas oficinas semanais no Dojô, durante os dias de celebração ao dia mundial do Judô – 28 de outubro -, outras técnicas como a do Iaidô e do Quebramento foram apresentadas por professores voluntários da Nova Acrópole, como forma de ampliar a visão dos estudantes sobre as artes marciais.

PRÊMIAÇÃO – A premiação foi simbólica com a intenção de marcar a data do primeiro evento com este objetivo. Os jovens que se destacaram na prática dos critérios avaliados receberam um kit esporte com uma camisa, boné, brinquedos e uma mochila sacola.

Agradecemos ao instrutor Max Moreira pela organização do eventos e a todos os convidados que inspiraram as crianças e jovens nesta semana.

Workshop da virtude Tolerância

A Virtude do bimestre a ser trabalhada até o final do ano letivo no Programa Criança para o Bem é a tolerância. O desenvolvimento desta virtude é essencial para todos, pois somos diferentes uns dos outros e temos que nos aceitar e nos respeitar, independentemente dessas diferenças.

No dia 5 de outubro foi realizado o ‘Workshop’ Virtude do Bimestre para os colaboradores do Programa Criança para o Bem, ministrado pela nossa Diretora e professora Julia Camarotti. Ela iniciou a aula apresentando os diferentes graus de vinculação humana, iniciando com a tolerância, evoluindo para a cortesia, convivência e, finalmente, a concórdia, que é a vinculação mais fraterna. A vinculação mais básica e essencial é a tolerância, que concebe e aceita a existência de formas diferentes de vida de outras pessoas.

Entretanto, ressalta Camarotti, que a tolerância precisa ser bem compreendida, pois nem tudo deve ser tolerado. É necessário praticar uma tolerância ativa e consciente, discernindo e não aceitando mentiras, injustiças e violências.

A virtude tolerância ganha maior relevância nos dias atuais pelas diversas manifestações de falta de tolerância, com polarizações, principalmente nos campos políticos e religiosos. A Nova Acrópole, assim como a Filosofia, sempre teve a tolerância como um tema muito caro. Platão afirmava que o mais alto nível de educação é a tolerância. Gandhi nos ensinava que “a lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos”.

Praticando a tolerância, a pessoa tem a oportunidade de aprender com todos. Jorge Angel Livraga afirmou que, mesmo sem abrir mão de suas firmes convicções, as pessoas devem ter humildade em aprender com outras pessoas, pois todos têm algo interessante para compartilhar. Camarotti ressaltou que para que as crianças do Programa possam aprender, elas têm que ser humildes e tolerantes.

Ao final do ‘Workshop’, os participantes se confraternizaram e comemoraram os aniversários do bimestre, com muita fraternidade e alegria.

O Criança para o Bem está no Projeto Vira futuro  do Instituto Caixa Seguradora

Instituto Caixa Seguradora e o Instituto Me Viro, convidaram  os jovens do Criança para o Bem para participar do Programa de aceleração do conhecimento, cujo objetivo é mitigar o nível de desigualdade social observado no Brasil por meio da distribuição mais igualitária de oportunidades promovendo o desenvolvimento de jovens que apresentam cargas de vulnerabilidade social, por meio de programas de aceleração do conhecimento de estudantes.

Oito jovens do Criança para o Bem participaram da Oficina de apresentação do   projeto Vira futuro, cujo objetivo é oferecer aos estudantes uma formação na metodologia “Faça-Você-Mesmo“ a fim de oferecer oportunidade de acesso a aprendizado em metodologias e ferramentas inovadoras, mentoria personalizada  para que o jovem possa desenvolver seus projetos. A ideia é despertar o jovem para as mil possibilidades criativas e científicas que a tecnologia viabiliza para a experimentação e descoberta de soluções para o futuro.

Estamos torcendo para que nossos jovens sejam selecionados pelo Instituto Caixa Seguradora  e possam ter oportunidades de criarem soluções tecnológicas que contribuam com um futuro melhor para todos.

Apresentações Artísticas e Exposições  que marcarão o encerramento das Oficinas do Criança para o Bem 2019!

Um convite especial para você que durante o ano colaborou com o Criança para o Bem ou que deseja conhecer o Programa. Venha celebrar conosco, as apresentações e exposições estão sendo preparadas com muito carinho. Abaixo o Cordel das crianças da Oficina de Poesia da professora voluntária Enila Freitas.

O evento será realizado no domingo (24/11), no Auditório da POUPEX a partir das 14:30.

Teremos apresentações da Orquestra e Coro do Criança para o Bem e convidados do MovSinfo, regidos pelo Maestro Ricardo Sousa-Castro. As bailarinas do Programa encenarão o espetáculo “O Baile das Virtudes” escrito  pela coordenadora Laura Freitas especialmente para esta ocasião.

No “foyer” do Auditório da POUPEX, teremos a Exposição das fotos do 1o Concurso Fotográfico do Programa, o Cordel da Justiça com poesias dos estudantes das Oficinas de Poesia e os Livros das Virtudes edições 2017, 2018 e 2019, escritos e ilustrados nas Oficinas do Aprender. Montaremos, ainda, um espaço para as crianças, familiares e todos os colaboradores registrarem este grande evento.

Não percam, será uma grande oportunidade para prestigiar o Criança para o Bem e confraternizar com todos os colaboradores.

Crianças para o Bem em números