Boletim Julho/2018

Dançando com o Ballet de Kiev

As crianças das oficinas de balé do Criança para o Bem participaram de duas oportunidades maravilhosas com o Ballet Kiev, que esteve de passagem por Brasília para uma turnê. Foram dois dias em contato com a companhia ucraniana.

A primeira oportunidade foi a aula com a solista do Ballet de Kiev, Tatiana Golyakova. As crianças participantes do Dança para o Bem foram orientadas diretamente pela bailarina! Na ocasião, foram entrevistadas pela TV Globo.

O segundo dia foi para assistir e se encantar com uma apresentação “poket” da companhia de balé, que se apresentou especialmente para as crianças participantes de projeto sociais.

Elas puderam apreciar o compilado dos espetáculos Dom Quixote e Paquila, e encenação da Trupe Mirabolantes. Após o espetáculo puderam comentar bastante sobre o que viram. Certamente foi uma oportunidade única e inesquecível!

Crianças visitam exposição de arte no CCBB

As crianças foram visitar o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde viram quadros e esculturas de artistas brasileiros como Di Cavalcanti, Djanira e Tommie Ohtake. Receberam explicações da instrutoras presentes e aprenderam bastante sobe as obras.

Munidos de bastante inspiração, participaram de uma oficina de colagem, onde montaram lindas máscaras! Depois, foi hora de brincar no jardim do CCBB e lanchar, para encerrar esse dia de passeio e arte!

Colônia de férias no Criança para o Bem 

Mesmo durante as férias escolares da crianças, o programa não parou! Em horário especial, a Colônia de Férias trouxe uma rotina cheia de diversão e aprendizado, com atividades recreativas para crianças!

Entre os dias 9 e 20 de julho, as atividades de férias ocorreram sempre das 14h às 17h30, Assim, as crianças tiveram o recesso preenchido!

Colagem

Durante a colônia de férias, as crianças tiveram uma surpresa! O instrutor Pedro Koshino realizou uma oficina de colagens e mandou um vídeo com os resultados para o artista plástico Silvio Alvarez, com quem Pedro aprendeu a técnica. O artista respondeu com uma bela mensagem em vídeo para o Criança para o Bem!

Contação de histórias

¨Muitas vezes o que a criança quer é um olhar de atenção ou um momento de carinho que toque seu coração”. Pensando assim, a Prof Marli ministrou a oficina de contação de história para as 45 crianças que participaram da Colônia de Férias.

Vidrados em cada histórias, eles se divertiram, usaram a imaginação, se emocionaram e compartilharam opiniões e reflexões. Foi uma tarde divertida e filosófica com direito a comidinhas típicas das festas juninas, como canjica, pipoca e cachorro quente!

 

Programa amplia atendimento

Temos uma excelente novidade! O Criança para o Bem vai atender a crianças demais uma região do DF! A partir de agosto, o programa recebe mais 20 criançasmoradoras da Serrinha, região rural do Lago Norte. Estamos muito felizes em contribuir ainda mais com o cuidado das crianças em situação de vulnerabilidadedas proximidades da escola.

A demanda por mais vagas foi tratada em reunião na Nova Acrópole. Estiveram presentes o Administrador do Lago Norte, Marcos Woortmann, a Diretora da Escola Classe Aspalha, Lara Andreia, as Diretoras da Associação de Moradores da Serrinha, Mônica Peres e Lucia Mendes, e a Diretora-Presidente do Grupo Escoteiro Lis do Lago, Amélia de Mello, além das coordenadoras do Criança para o Bem, Cleysiane Lima e Luiza Koshino.

Somando as forças podemos ser mais eficientes na educação das crianças e na construção de um mundo melhor!

Grupo de estudo de pedagogia aprimora ensino das virtudes

O Criança Para o Bem está aprimorando o ensino das crianças com o Grupo de Estudo Pedagógico, constituído na Nova Acrópole Lago Norte. A partir deste projeto, será definida a metodologia de ensino das virtudes para as crianças.

O objetivo é adquirir conhecimentos sobre fundamentos e práticas pedagógicas para crianças e adolescentes.  Os participantes do Grupo são os coordenadores e instrutores do Criança para o Bem e do Merlin, que ensina filosofia para crianças da Nova Acrópole.

O Grupo está trabalhando em três projetos:1. Estudos de textos de filosofia da educação. O texto inaugural é “Educação Teosófica”, de Sri Ram.

2.  Construção de uma metodologia de ensino e aprendizagem de virtudes. A referência  é o livro “Virtues Projects”, de Linda Popov;

3.  Selecionar as virtudes, elaborar os conceitos e as atividades para promover a aprendizagem.

Os participantes do Grupo se encontram às quartas-feiras e debatem o que leram e vivenciaram. Já foram agendados alguns seminários.

Todos os integrantes do grupo de estudo estão muito entusiasmados e têm a expectativa de melhorar ainda mais as atividades dos programas de atendimento infantis e juvenis. Assim, é possível contribuir cada vez mais para a formação dos futuros cidadãos, com mais consciência, ética e generosidade!

Em julho, os instrutores do Programa Criança para o Bem se prepararam para trabalhar a virtude do próximo bimestre: ORGANIZAÇÃO.
No dia 27, tivemos o workshop sobre esta virtude, ministrada pelo professor Paulo Aguiar. Esperamos que a ORGANIZAÇÃO, trabalhada nas oficinas a partir de agosto, contribua para o desenvolvimento das crianças e para o aprimoramento do Programa!

Eventos beneficentes contribuem com o CPB

O Programa Criança para o Bem este mês contou, mais uma vez, com a generosidade, de muitas pessoas!

No dia 3/8, Acrópole Cultural, coordenado por Juliana Limeira, realizou um maravilhoso evento “Andaluzia”, e doou parte de sua renda para o Programa.

No dia 4/8, pela manhã, Dra. Henriqueta Camarotti, da Clínica Flor da Manhã,organizou uma roda de conversa sobre o tratamento da dependência do álcool, com a médica francesa Dra. Nicole Hugon, com renda revertida para o Programa.No mesmo dia, à tarde, foi a vez do psicólogo e professor da Nova Acrópole, Pedro Paiva, realizar um minicurso beneficente sobre um assunto super interessante“Desvendando o mundo dos sonhos”.
E teve mais! A Nova Acrópole Asa Sul organizou eventos e doou livros para o Programa, ajudando, assim, a renovar nossa caixa de leitura.Agradecemos, ainda, aos voluntários da Nova Acrópole que, mais uma vez, doaram seu tempo e seu trabalho para que os eventos pudessem se realizar com muita beleza e harmonia!
Uma palavra expressa nosso sentimento: Gratidão! Muito obrigada a todos!

Banco de alimentos colabora com o lanche das crianças

No Criança para o Bem, o lanche das crianças é muito importante! Buscamos sempre oferecer uma refeição nutritiva, saborosa e equilibrada para que as crianças tenham um bom complemento nutricional e bastante energia para aprender!

O momento da alimentação no programa também é uma oportunidade de transformar hábitos alimentares das crianças. Isso é garantido pelos voluntários da Nova Acrópole que preparam o lanche, pelas doações e pelas parcerias!

É o caso do Banco de Alimentos, da Ceasa – DF, que distribuiu 19 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados pelo Programa de Doação Simultânea. Os representantes do Criança para o Bem Taíla e Pedro Koshino foram receber as doações! Esses alimentos vão ajudar a nutrir nossas 180 crianças!

Após dois meses de campanha para mobilizar novos madrinhas e padrinhos para o Criança para o Bem, conseguimos muitos colaboradores!! Cada um se dispôs a contribuir com a estadia das crianças no programa, com doações mensais. A participação de cada padrinho e madrinha é fundamental para o Criança para o Bem! Nosso muito obrigada!!!

Salão de Beleza arrecada doações para o Programa

O salão de beleza Oliver Salon, que fica no Sudoeste, arrecadou alimentos e roupas em troca de cortes de cabelo! Os produtos arrecadados no evento solidário foram doados para o Criança para o Bem.

Os alimentos serão distribuídos em cestas básicas paras as famílias das crianças em situação de vulnerabilidade. Já as roupas serão vendidas no próximo bazar, cuja arrecadação será em prol no Programa.

Agradecemos a generosidade de todos que doaram e realizaram essa arrecadação para o Bem!

Encontro das famílias

O encontro das famílias do mês de julho resgatou o espírito olímpico! O coordenadorRoberto Barrense falou sobre a importância e o significado da prátia esportiva e realizou uma aula pública sobre o  projeto Esporte para o Bem.

No encontro, foram realizadas dinâmicas em dupla e grupo com as crianças e pais, como uma boa maneira de integração.

Também tivemos práticas sobre a importância do esporte na formação humana, através da virtude do mês: Respeito.

Ao fim, como de costume, tivemos uma delicioso lanche!!

Dados do Mês de Julho