Boletim Junho/2018

Orquestra para o Bem participa de evento no Varjão

Na manhã de domingo do dia 20 de maio, as crianças da Orquestra para o Bem pegaram seus violinos, violoncelos e violas na sede do programa e entraram no ônibus rumo ao Varjão, endereço de muitos dos participantes do Criança para o Bem. Os pequenos músicos ocuparam a praça central da cidade, onde integrantes de outros projetos culturais da região também aguardavam para se apresentarem.Capoeira e apresentações de dança também compuseram o evento “Faça Bonito”, do CRAS, que marcou o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Nossos pequenos músicos, sob a regência do Maestro Ricardo Sousa-Castro e acompanhados pela orquestra do Movimento Sinfônico, tocaram peças como a “Grande Porta de Kiev”, de Modest Mussorgki e encantaram o público! É uma alegria apresentar o trabalho do programa, levar beleza e participar de mobilizações comunitárias!
Ao fim, as crianças recolheram os instrumentos, lancharam, posaram para fotos e embarcaram no ônibus de volta para a sede do programa.

De olho na saúde

Os profissionais do Instituto Seraphis se voluntariaram para realizar um check-up em todas as crianças do programa. Durante a Semana da Saúde, todos os participantes do programa foram convidados para serem examinados preventivamente por médicos e dentistas voluntários.

O mutirão contou com exames de vista, consulta odontológica e exames de rotina. Quem precisasse, seria encaminhado para tratamento.

O auxílio médico do Instituto Seraphis abrange todas as crianças e familiares do programa e é importantíssimo para a saúde integral dos atendidos pelo Criança para o Bem.

Campanha de apadrinhamento

O Criança para o Bem está em campanha para captar padrinhos e madrinhas para as crianças do programa. A proposta é garantir contribuições mensais que ajudem a manter e melhorar as oficinas educativas e o lazer.
Para contribuir, basta entrar em contato com o programa e realizar doações. O valor mínimo sugerido é de R$ 50 reais mensais. Com esta ajuda, é possível oferecer lanches diversificados, adquirir materiais educativos e promover passeios culturais, por exemplo.
Para contribuir, basta entrar em contato com o programa e realizar as doações. O valor mínimo sugerido é de R$ 50 reais mensais. Com esta ajuda, é possível oferecer lanches diversificados, adquirir materiais educativos e promover passeios culturais, por exemplo.

Encontro das famílias

encontro com as famílias do mês de maio foi de bastante integração. A coordenadora Cleysiane Ferreira falou um pouco sobre o programa e sobre a importância de os responsáveis acompanharem o desempenho das crianças na escola.

O  Criança para o Bem participa desse acompanhamento e verifica os boletins escolares. As crianças se comprometem a alcançar a média mínima de 7 pontos e esse é um pré-requisito para continuar no programa.

 

Depois dos informes, o enfermeiro Kleuder Silva ministrou a palestra “Queimaduras e como prevenir” para os familiares. O assunto fez parte da campanha nacional “Junho Laranja”, de prevenção de queimaduras.

Em seguida, tivemos as apresentações artísticas! A turma de nível intermediário de balé apresentou “Pequenos Cisnes” e a turma básico + de 10 anos dançou a peça “Fadas Lilás”, sob orientação da instrutora Dayane Santos.

Também tivemos declamação de poesias sobre os temas respeito (virtude do bimestre) e mães, com as alunas Valéria, Nádia e Bianca. Para encerrar a homenagem ao Dia das Mães, as presentes receberam lindas caixas feitas pelas crianças durante as aulas de artesanato!

   

Curso beneficente

Neste mês, tivemos o minicurso beneficente “A superação da depressão e a busca da essência humana”, ministrado pela experiente psiquiatra, Henriqueta Camarotti!

O curso foi baseado no livro de mesmo título, de autoria da Henriqueta, que se voluntariou e reverteu todo o valor das inscrições para o Criança para o Bem! Quem participou, além de se instruir, contribuiu com o programa. Após o curso, ocorreu uma noite de autógrafos!

virtude escolhida para ser abordada neste bimestre é o RESPEITO. Para se prepararem, os colaboradores do programa participaram do workshop sobre o RESPEITO ministrado pelo professor Cornélio Almeida. Todos os envolvidos no Criança para o Bem serão estimulados a refletir e a desenvolver esta virtude!  Para você, o que é respeito e qual a importância dele para o mundo? Conte-nos nas nossas redes!