Boletim Março 2019

Reunião de Acompanhamento com o

Diretor Nacional da Nova Acrópole



As Oficinas do   Criança para o Bem começaram em fevereiro, e a equipe está a todo vapor para que seja mais um ano de alegrias, de virtudes cultivadas e muito amor.

Amor foi a palavra usada por nosso Diretor Nacional da Nova Acrópole, Luis Carlos, em nossa primeira reunião do ano (dia 12/3) onde foi aprovado  o Plano de Ação (PL)  de 2019.  O Professor Luis Carlos nos orientou a agir sempre com bondade, aproveitando as dificuldades para crescermos como pessoas e, assim,   mostrar para os outros como é possível fazer acontecer as coisas ainda que as circunstâncias do momento não sejam favoráveis. Ele elogiou muito toda a equipe de voluntários e os contratados que trabalham para o Programa, os resultados obtidos pelo Criança para o Bem nos últimos anos e o PL 2019.

O PL 2019 foi elaborado dentro do Ciclo de Planejamento do Programa que se iniciou em dezembro de  2018 com a avaliação das ações de 2018 e a  definição das diretrizes pela alta direção da  Nova Acrópole. O PL  2019 foi elaborado com a participação de todas as Coordenações do Programa e da Diretora da Nova Acrópole Lago Norte, Júlia Camarotti.

O acompanhamento das ações do PL 2019 é realizado  semanalmente nas reuniões das  coordenações. Mensalmente é realizada a reunião do Conselho da Assistência Social que avalia os problemas enfrentados no período e define como resolvê-los, assim como valida o plano de ação dos próximos 30 dias.  Trimestralmente é realizada uma reunião do Conselho com o Diretor Nacional  para ajustar os rumos do Programa e definir estratégias para o trimestre.

É assim que o Programa Criança para o Bem vai caminhando – trabalhando pelas crianças e jovens, despertando sonhos e buscando propiciar condições para que se realizem.

.


Ansiedade: como superá-la

em um mundo em crise?

Sábado, dia 16/3, nossa estimada Dra. Henriqueta conduziu um workshop beneficente para o Programa Criança para o Bem. Foi uma tarde de muito aprendizado e reflexões para os mais de 70 inscritos no minicurso.
Agradecemos a todos os participantes e à Dra Henriqueta pelo generosidade em compartilhar seu conhecimento e sabedoria, são momentos de muito crescimento e por beneficiar o Programa com toda a renda arrecadada com o minicurso.

Acompanhe a nossa programação, todo mês temos cursos beneficentes com instrutores renomados.

Muitas surpresas e alegria na comemoração dos aniversariantes do mês!

Tivemos dois visitantes muito especiais para animar a festa de  comemoração dos aniversariantes do mês. O Luke e o Iron, dois lindos labradores simpáticos e brincalhões que conquistaram à primeira vista o coração da garotada e dos colaboradores  presentes.  Sempre muito dóceis os dois fizeram um show de dança e muitas brincadeiras que encantaram a garotada e  contagiaram todos com muita alegria. Os aniversariantes e os colegas ficaram muito felizes com a surpresa e retribuíram  a visita dos dois novos amigos com muitos cafunés,  brincadeiras e sorrisos.

Agradecemos à Cecília Lamounie, da Entre Animais , pela maravilhosa surpresa! Esperamos ter vocês em breve nas nossas comemorações e oficinas de convivência.

Muito carinho!

Programa Criança para o Bem promove o curso Educação para Virtudes!

As virtudes são energias que possuímos e que têm como característica atuar ou resistir e se manifestam em ações. Elas são inatas ou adquiridas e sua prática proporciona a fortaleza do caráter. O filósofo grego Sócrates afirmava que a virtude é aquilo que ajuda a conseguir o bem. É a vivência consciente da moral. Exige consciência do bem. Para ter virtudes, temos que ter necessidade do bem.

O Criança para o Bem, desde sua origem, tem como objetivo a formação das crianças como cidadãos éticos, com valores morais e praticantes de virtudes. Pautado por esses princípios, o Programa iniciou, no dia 11 de março, a primeira turma do curso Educação para Virtudes, para a formação de seus coordenadores e instrutores. O curso terá 10 horas aula, dividido em cinco encontros semanais e é conduzido por Pedro Koshino, instrutor voluntário do Programa e estudante da Nova Acrópole.

No curso, são abordados os conceitos de virtudes, educação, formação de caráter e a construção do Templo Interior, por meio dos pilares da Moral Filosófica. Serão realizadas diversas atividades práticas e de reflexões baseadas nas cinco estratégias para aprendizagem de virtudes da instituição canadense Virtues Project. Essa metodologia educacional teve sua excelência reconhecida pela Unesco no Ano Internacional da Família.

As cinco estratégias para a aprendizagem das virtudes são: utilizar a linguagem das virtudes; identificar os momentos de aprendizado; estabelecer limites claros; alimentar a dimensão espiritual; e a arte do acompanhamento.

O primeiro encontro iniciou-se com a dinâmica “Teia de Amizade”, com o objetivo de todos se conhecerem e fortalecerem o vínculo . Foram debatidos os temas Construção do Templo Interior, conceitos de virtude e os princípios da educação para virtudes.

O curso foi elaborado de forma convergente com os ensinamentos de Sri Ram, que afirmou que a educação é parte do processo de expansão da vida, que sempre vem de dentro. Quanto ao professor, ele deve ser um parceiro e um guia, deve crescer internamente com a criança.


Orquestra para o Bem encanta e emociona na

SEMANA DA ARTE da Nova Acrópole!

Bravo, Bravo, Bravo!!! Foi assim que a plateia de pé e emocionada ovacionava  o maestro Ricardo  Souza-Castro e as Orquestras para o Bem, Metropolitana de Brasília e Alberto Nepomuceno.  O concerto ocorreu no  dia 24 de março às 10 horas  no Instituto Seraphis, com uma plateia de mais de 200 pessoas. Foi uma das apresentações da programação em comemoração  à Semana da Arte, evento realizado  pelos voluntários e estudantes  da Nova Acrópole com apoio de parceiros..  

A Orquestra para o Bem com apenas dois anos de idade já toca clássico como os de Modest Mussorgsky  com arranjos feitos pelo Maestro Ricardo especialmente para os 37 estudantes do Programa que compõem a Orquestra do Bem. O Maestro Ricardo Souza Castro ao falar das suas orquestras lembrou que se o país tivesse mais orquestras não precisaria de tantos hospitais, unidades de ressocialização e cadeias. .

Outra atividade  da Semana da Arte que os estudantes do Criança para o Bem  participaram foi  da Exposição Leonardo da Vinci e a arte. Para que os estudantes pudessem entender  e aproveitar melhor cada obra do grande mestre, os voluntários Genaro e Cida explicaram em detalhes alguns protótipos do gênio da Renascença,  todos construídos a partir de seus estudos e desenhos. Os estudantes também tiveram a oportunidade de  ver  as réplicas e ouvir as histórias das mais importantes pinturas do artista, entre elas a Monalisa, a Anunciação e a Santa Ceia.

Compromisso de brincar com as Crianças!

No dia 30/3, na Reunião das famílias,  a nossa querida Dra. Henriqueta conversou com as famílias e colaboradores do Programa a respeito da importância do Compromisso em nossas vidas. E foi simplesmente sensacional! Ela nos fez ver que compromisso não é só a consulta médica, dentária, nossos afazeres do dia a dia. Fez umas perguntas bem difíceis para nós: “Quem tem compromisso consigo mesmo?” “Quem tem compromisso com seus sonhos?” “Quem tem compromisso com brincar com seus filhos?” No final, saímos de lá com o compromisso de arrumar um tempinho para brincar com nossos filhos porque brincar com nossos filhos é também alimentar nossa criança interior. Já tinham pensado nisso?

Esse momento especial só pode acontecer porque muitos voluntários puseram mãos a obra: primeiro teve a turma do lanche para os pais – a Taiane, a Taíla, a Carolzinha e algumas de nossas jovens bailarinas ajudando. Depois a Dra. Margarida disponibilizou-se a abrir o Mundo de Sofia para as mães fazerem algumas comprinhas. O Sr. Caminha e depois a Glória orientaram os pais na lista de presença e outras atividades. A Cleisiane e nossa querida Aíla falaram sobre o Programa Famílias Fortes. Agradecemos também a honrosa visita da Dra. Íris, da Dra. Renata, da Dra. Marli, da nossa grande parceira Clínica Flor da Manhã. E a Ciana estava lá também apoiando. A todos nosso muito obrigado!

Encerrando, a coordenadora do balé Laurinha e a Prof.Daiana prepararam uma linda apresentação de balé. Agradecimento especial às nossas bailarinas e às instrutoras por proporcionarem um momento de beleza e muita emoção para todos os presentes.

Participe!
Sua generosidade pode
transformar a vida de crianças e jovens

Para manter o  Programa contamos com o compromisso, com a generosidade e  colaboração de cada um.  Você pode participar:

  • Destinando parte do seu Imposto de Renda para o Programa Criança para o Bem, até 6%. Temos 2 projetos aprovados pelos órgãos que utilizam as Leis de renúncia fiscal (Lei Rouanet e Fundo da Criança e do Adolescente);
  • Apadrinhando uma  criança, doando mensalmente os recursos para custear as oficinas, transporte e lanche;
  • Participando ou contribuindo com os Eventos beneficentes:  palestras, cursos, eventos culturais e bazares os recursos arrecadados são  doados para o Programa;
  • Doando  os materiais solicitados nas campanhas (material escolar, livros etc.); e
  • Sendo voluntário  ou uma Empresas ou Instituição parceira para  prestar os  serviços à comunidade atendida.  

Uma lição de solidariedade e generosidade!

Agradecemos a você que escolheu fazer o BEM participando da nossa Campanha de doação de  material escolar.  

Em pouco mais de um mês, com ações de divulgação e mobilização, conseguimos arrecadar os recursos necessários para adquirir todo o material escolar necessário para realizar as Oficinas do Projeto Aprender em 2019. No Aprender são atendidas  164 crianças e jovens, com idade entre 5e 16 anos. São realizadas 117 oficinas no mês, entre elas: alfabetização, acompanhamento escolar (matemática e português), poesia, contação de história, desenho, artesanato, espanhol, inglês, história,  educação financeira, ciência com o pequeno explorador e  biblioteca.

Arrecadamos R$ 3.900,00 em dinheiro, 180 cadernos e 60 resmas de papel. Venha nos fazer uma visita!

Compromisso com a Felicidade!

SONY DSC

Encerrando nossa virtude do bimestre “Compromisso”, tivemos nosso cineminha com a exibição do filme “À procura da felicidade”. Nossos jovens, de 10 anos em diante, ficaram emocionados e compreenderam bem o valor de uma pessoa comprometida.

 Mas adivinhem qual a parte de que todos mais gostaram? É claro que foi aquela em que o pai diz ao filho: “Nunca deixe que ninguém te diga que não pode fazer algo, nem mesmo eu. Se você tem um sonho, tem que protegê-lo. As pessoas que não podem fazer por si mesmas dirão que você não consegue. Se você quer alguma coisa, vá e lute por ela”.