Boletim Março-Abril/2018

Orquestra para o Bem se apresenta na Semana da Arte

A Orquestra para o Bem participou de um belo recital em parceria com a Orquestra Metropolitana de Brasília, que faz parte do Movimento Sinfônico e Coral (MovSinfo)!
Elas tocaram obras de Vivaldi, Kraus, Rossini e Modest Mussorgsky. A apresentação fez parte da Semana da Arte, da Nova Acrópole, e teve regência do Maestro Ricardo Sousa-Castro.
Em meio a outros jovens músicos, as integrantes do Criança para o Bem assumiram os violinos, violas e violoncelos. Para as crianças, foi uma excelente oportunidade de se apresentar e também de apreciar uma orquestra!

Assista ao vídeo do evento!

Criança para o Bem na TV!

A reportagem gravada pela TV Record foi ao ar no dia 1º de março. A matéria abordou de maneira bem sensível o trabalho do Criança para o Bem, retratando o aprendizado da música, do balé, o reforço escolar e toda a alegria do trabalho voluntário. Além disso, destacou algumas dificuldades que o projeto ainda possui para que a comunidade pudesse contribuir. Ficamos emocionados com o cuidado com que a nossa história foi contada.

Assista a reportagem aqui!

A equipe da Band TV foi outra que gravou com o Criança para o Bem. Eles visitaram o Programa em março! Registraram algumas oficinas e entrevistaram instrutores, colaboradores e também as crianças!

É uma alegria ver a nossa história contada e divulgada. Assim, podemos expandir e aprofundar a nossa atuação pelo cultivo do Bem!

Generosidade

A virtude do bimestre foi trabalhada em todas as oficinas. Nas oficinas de inglês, espanhol, português e desenho, por exemplo, as crianças produziram o Livrinho da Virtude, que logo será apresentado. Além disso, as crianças participaram de atividades, debatem o tema e produziram trabalhos sobre generosidade.

Um exemplo foi “A Árvore Generosa”. Para trabalhar a virtude com as crianças, a voluntária Carmen Oliveira usou a bela história do livro de Shel Silverstein. As crianças tiveram mais exemplos de generosidade e desenharam o que aprenderam: a generosidade gera bons frutos!

Uma das formas de ajuda financeira que o Criança para o Bem recebe são os cursos beneficentes que voluntários da Nova Acrópole promovem. Em março, tivemos a oficina de decoração de caixas de MDF com a artesã voluntária Ceci. Além de aprender a arte da decoupagem e ajudar o projeto, todas as participantes levaram para casa a caixa produzida por eles mesmas!

Outro curso beneficente foi o “Pedro II, o homem que mudou o Brasil”. Ministrado pelo voluntário Prof. Afonso Pedrosa, o minicurso realizado em abril abordou a contribuição para a construção da identidade nacional e desenvolvimento de uma cultura humanista entre os brasileiros.

A campanha de doação de material escolar superou as expectativas! Arrecadamos 240 cadernos, 4 caixas de resmas de papel A4, material para oficina de desenho e uma impressora nova. Tudo isso para contribuir com a educação de 180 crianças!

Imposto para o Bem

Após o período de Declaração de Imposto de Renda, continuamos em campanha de mobilização para incentivar a doação do imposto para o Criança para o Bem, por meio do Fundo da Criança e do Adolescente do DF. Por lei, pode-se destinar uma porcentagem do que será pago na declaração anual do imposto de renda. É um ótima maneira de garantir que uma parte do IR chegue a um projeto social.
A doação pode ser feita durante o ano inteiro e não apenas no momento da declaração. Quando a doação é feita antecipadamente, pode-se descontar 6%, o dobro do que pode ser descontado no momento da declaração. No ano seguinte, basta abater do imposto a pagar. Ou seja, na prática é uma doação com reembolso!

Para entender melhor, veja o passo a passo.

O Dia a dia do Programa

A rotina das oficinas são sempre incrementadas com atividades criativas dos instrutores. Assim, elas aprendem de maneiras diferentes!

Na véspera da Páscoa, as crianças participaram da “búsqueda de los huevos” na oficina de espanhol. Além de se divertirem e encontrarem chocolates, as crianças praticaram o espanhol!

Na oficina de português, as crianças exercitaram a rima com o exercício “A casa em que tudo rima”. Foi um trabalho em conjunto com bastante aprendizado!

Na biblioteca, tudo é possível! As crianças mergulham em histórias, exercitam a imaginação e conhecem mundos fantásticos. Assim, exercitam a leitura, a interpretação de texto e compartilham tudo o que aprendem cultivando o amor pelos livros.

Integração para o Bem

Uma importante parte do Programa Criança para o Bem é a integração e convivência. Momentos de aproximação entre as famílias e entre as crianças são importantes para fortalecer a todos e desenvolver as virtudes.

Cineminha: As crianças dos dois turnos tiveram sessões dos filmes Divertidamente e Kung Fu Panda, em março. Assistiram aos filmes confortavelmente, comeram pipoca e, após as exibições discutiram os filmes e participaram de jogos. Assim, reforçaram a interpretação das histórias e retiraram ensinamentos.

generosidade, virtude do bimestre, também foi praticada. O grupo que ganhou o jogo dividiu o prêmio com a outra equipe! Assim, todos ficaram felizes: quem recebeu e quem ganhou. Foi uma atividade completa, que envolveu cultura, aprendizado, entretenimento, diversão, trabalho em equipe e a prática da virtude!

Dia no parque: É sempre bom mudar um pouco o ambiente de convivência com as crianças. Desta vez, elas trocaram a escola pelo Parque Olhos D’Água!

Cada turno do projeto foi ao parque para uma manhã ou uma tarde recreativa. As atividades foram em homenagem ao Dia do Esporte, que foi em 6 de abril. As crianças vivenciaram o espírito esportivo e trabalharam a união, a colaboração e a dedicação! Participaram de jogos em equipe e fizeram um delicioso piquenique!

Encontros com as famílias

A noite de reunião com as famílias é sempre muito importante e pensado com cuidado. A intenção é oferecer ferramentas para mudanças e melhoramento da vida de cada um. Assim, o desenvolvimento das crianças pode ser mais eficaz!

Em abril, tivemos oficina de desenho com Pedro Koshino, instrutor do projeto. Os responsáveis experimentaram desenhar à mão livre e puderam entender um pouco que com o ato de desenhar, as crianças trabalham o desenvolvimento da atenção, da autoestima e da autoconfiança!

A famílias também foram presenteadas com uma apresentação da turma de balé intermediário, que apresentou a peça “Valsa das Flores”, baseada em um trecho da obra de Tchaikovsky, “O Quebra Nozes”.  A coreografia é da professora Fernanda Varques, e a professora Laura Freitas é a coordenadora do Dança para o Bem!
Além das atividades artísticas, a noite de reunião contou com o anúncio de um mutirão de check-ups médico e odontológico nas crianças do programa, que serão realizados pelos voluntários do Instituto Seraphis. Os responsáveis também podem receber tratamento médico gratuito. Essas ações fazem parte da importância que o programa dá à saúde integral das crianças. A noite terminou com um lanche de confraternização!