Quem somos

logo grande
marcaNA_completo-semretangulo-borda3

A Nova Acrópole é uma organização internacional que propõe contribuir para a desenvolvimento humano do individuo e da coletividade, por meio de suas linhas de ação em Filosofia, Cultura e Voluntariado. Através do voluntariado, seus estudantes expressam seu compromisso social por meio de projetos humanitários, educacionais e sociais, atividades ecológicas e restauração do patrimônio, organizados pela própria associação ou em colaboração com outras instituições. Maiores informações no www.acropole.org.br

Dada à situação social e cultural precária de diversas comunidades do DF, a Nova Acrópole Lago Norte (NA) fundou, em 1988, uma unidade com foco na Assistência Social, ao instalar sua Sede na Região Administrativa (RA) do Lago Norte, em 2004, passou a atender as demandas sociais de significativa parcela da população residente nas RA do Itapoã, Paranoá e Varjão.

Buscando estruturar e atender melhor a crescente demanda por atividades extracurricular no contraturno para os estudantes, em situação de vulnerabilidade social, dessas RAs, foi criado, em 2007, por um grupo de voluntários da Nova Acrópole, o Programa Criança para o Bem.

Missão do Programa para o Bem

Ser um espaço de referência na educação complementar das crianças e jovens, contribuindo com a sua formação humana, solidária e cidadã. Também abrir oportunidades para que os colaboradores (voluntários, funcionários, familiares, apoiadores) possam se desenvolver como seres humanos melhores e virtuosos.

Valores

Resgatar um sentido mais profundo para a vida, por meio do desenvolvimento de virtudes, que é o fio condutor para o Bem. Uma virtude é escolhida por bimestre, e os estudantes e os colaboradores são incentivadas a refletir e a vivenciar essa virtude.

Filosofia do programa

O Criança para o Bem tem como filosofia o desenvolvimento de virtudes a fim de formar seres humanos que pratiquem o bem na sociedade. Portanto, vai além do assistencialismo e prioriza a educação do indivíduo, com foco no comportamento.

Para isso, a cada três meses uma virtude é trabalhada durante as oficinas. As crianças aprendem o significado de cada virtude e são estimuladas a praticarem. As reflexões dos estudantes são registradas no Livro da Virtudes. Já foram publicados cinco Livros.

Os responsáveis pelas crianças também são abrangidos pelo projeto e, mensalmente, participam do Encontro das Famílias, com cursos, palestras e apresentações artísticas das crianças e artistas convidados.

Rotina de atividades

As atividades são realizadas na sede da NA que possui 08 salas de aulas, cozinha industrial, banheiros, biblioteca, sala de balé, dojô e recepção. Os 180 estudantes atendidos estão matriculados nas 130 oficinas ofertadas por semana. Os estudantes frequentam em média oito oficinas por semana. A carga horária anual prevista é de 5.000 horas aulas.

Para garantir a qualidade e o bom funcionamento das Oficinas a NA fornece todo material utilizado pelos instrutores, assim como, doa os uniformes. Para os alunos das Oficinas de música e orquestra a NA disponibiliza todos os instrumentos e acessórios para a prática nas oficinas e emprestas os instrumentos para que os estudante possam treinar em casa.

Com objetivo de garantir a assiduidade e a pontualidade dos estudantes a NA disponibiliza o transporte para todas as crianças e jovens residentes do Varjão, Paranoá e Itapã e fornece um lanche nutritivo no intervalo das Oficinas.

INICIO DAS AULAS 2
quemsomos fundo4

Assistência

Além das oficinas, as crianças recebem assistências médica, psicológica, odontológica e ortodôntica oferecidas na Clínica Seraphis e pelo Projeto Adote um Sorriso da Abrinq.

As famílias também recebem assistência médica e psicológica na Clinica Seraphis e as que necessitam, recebem doações de cestas básicas.

Cursos profissionalizantes, como de cuidadores, são oferecidos para membros da família das crianças.

Viabilização do projeto

O Criança para o Bem é mantido pelos voluntários,por doações financeiras ou de materiais, parcerias com empresas privadas e por patrocínios com incentivo fiscal.

Apoiam o projeto:

  • Nova Acrópole e seus membros;
  • Voluntários;
  • Padrinhos do Bem;
  • Patrocinadores e doadores dos Projetos aprovados pelo Ministério da Cultura ( Lei Rouanet) e pelo Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescentes – FDCA do Distrito Federal;
  • Projeto Criança Esperança;
  • Institutos Seraphis e Abrinq oferecem os serviços médico e odontológico;
  • Banco de Alimentos da CEASA/ DF;
  • Comitê de Solidariedade dos funcionários da Câmara dos Deputados e
    Clínica Flor da Manhã.

Títulos e Prêmios

  • O Programa é registrado:
    • Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF;
    • Conselho Nacional de Assistência Social.
  • 2015 Projeto Música para o Bem
    • Apoiado pelo Programa de Ajuda Direta da Embaixada da Austrália;
  • 2016: Projeto Bela Dança
    • Aprovado pelo PRONAC/ MinC
  • 2017: Projeto Criança para o Bem
    • Aprovado pelo PRONAC/ MinC
  • 2018: Projeto Criança para o Bem
    • Aprovado pelo Criança Esperança;
  • 2018: Projeto Esporte para o Bem
    • Aprovado pelo Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescentes – FDCA do Distrito Federal;