PLANO DE RETORNO GRADUAL DE ATIVIDADES PRESENCIAIS

1. APRESENTAÇÃO

  • De acordo com os seguintes documentos:
    • Decreto nº 40.939 do GDF, de 02 de julho de 2020;
    • Protocolo de retorno das atividades presenciais rede privada de ensino da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal;
    • Guia sobre reabertura das escolas da Campanha Nacional pelo Direito à Educação;
    • Plano de Contingência do Distrito Federal para infecção humana pelo novo Coronavírus | Covid-19 de 03 de abril de 2020;
    • Manual de procedimentos do transporte escolar no contexto de retorno às aulas presenciais do GDF (1ª versão);
    • Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais OINAB-Norte – Organização Nova Acrópole Lago Norte (Agosto de 2020);
    • e demais orientações de Saúde e Segurança;
    Elaboramos um Plano de Retorno Gradual de Atividades Presenciais do Programa Criança para o Bem (PCPB). Desde que o Decreto nº 40.509 do GDF foi assinado em 11 de março de 2020, suspendemos todas as atividades e oficinas presenciais do PCPB, e mantivemos os contratados e estagiários em teletrabalho, deixando apenas uma equipe reduzida responsável pela ação presencial de entrega das cestas básicas e kit escolar às famílias.

Durante este período, adaptamos as nossas oficinas para o modelo híbrido que mesclava as videoaulas com kits escolares de atividades impressas entregues às famílias. Desde o início da Pandemia emprestamos para as crianças e jovens os instrumentos musicais para que pudessem praticar em casa.

Nos projetos de Música e Balé, os instrutores realizaram atendimentos individuais de instrumentos (violino, viola,flauta transversal, clarinete, trompete e violão) e Musicalização Infantil, bem como ensaios coletivos, como a Orquestra e o Coral, por exemplo, que passaram a ter ensaios através da transmissão ao vivo de aulas pelo Youtube no sábado pela manhã. Tudo isso na busca de diminuir a distância entre os instrutores, as crianças e jovens e as famílias.

No projeto de Esporte, além das videoaulas de recreação, esporte e judô, e do material de recreação impresso e o cineminha virtual mensal, fizemos uma reunião extra com as famílias sobre o valor da prática dos exercícios para manter a saúde.
Este evento, realizado em 21 de agosto, foi a abertura da Gincana Olímpica Esporte para o Bem, uma ação que motivou 50 crianças e jovens a realizarem os Desafios Olímpicos (três vezes na semana durante um mês), com o apoio de seus familiares. Todos os participantes da Gincana receberam jogos como prêmio para brincar e se divertir com sua família e amigos. Além de aumentar a participação deles em nossas atividades, a Gincana também promoveu a convivência e o fortalecimento de vínculos.

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Durante este período, o Programa Criança para o Bem também se fortaleceu, pois diante de tantas adversidades, principalmente a dificuldade de acesso à internet, conseguimos atender aos nossos estudantes, com os recursos que tínhamos disponíveis. Realizamos uma campanha de arrecadação de eletrônicos que viabilizou a distribuição de 30 equipamentos (celular, notebook e tablet) para os estudantes que não tinham acesso à Internet para assistirem às teleaulas do Programa e das escolas.

E é porque não desistimos de dar às nossas crianças e jovens a oportunidade de receberem uma educação complementar de qualidade, que decidimos, com todo cuidado e segurança, retornar gradualmente às nossas atividades presenciais.

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2. ESTRATÉGIAS ADOTADAS

A Diretoria e a Coordenação do Programa Criança para o Bem traçaram um conjunto de estratégias para atender às normativas e orientações oficiais de Saúde e Segurança, e para garantir que o retorno ocorresse de maneira gradual e prudente.


2.1. Estratégia nº 01: Retornar primeiro com o grupo de crianças e jovens mais velhos (9 a 16 anos), a partir de 17 de novembro, mantendo as atividades mediadas por tecnologia aos demais que não retornarão ao
presencial.

Este primeiro grupo representa 50% dos nossos estudantes, e em condições anteriores à Pandemia do COVID-19, eles realizavam suas atividades nos dias de 3ª, 5ª e 6ª-feira, e sábado (no caso das turmas de Coral e Orquestra). Entendemos que este grupo é mais maduro e está mais propenso a atender às orientações de Saúde e Segurança.

Desta forma, atendemos às determinações do Decreto nº 40.939 do GDF, que diz que “as turmas devem ser reorganizadas de modo a reduzir o número de estudantes em sala de aula, promovendo a alternância entre o ensino presencial e o ensino mediado por tecnologias” (item F.19) e que “as Escolas Privadas deverão envidar esforços para que o retorno às aulas se dê de modo gradativo” (item F.25). As crianças mais novas (5 a 8 anos) que realizavam suas atividades na 2ª e 4ª-feira, irão continuar recebendo atividades de videoaulas compartilhadas pelos respectivos instrutores das oficinas de Esporte e Recreação, Balé e Musicalização Infantil, e os kits escolares com atividades impressas.

2.2. Estratégia nº 02: Retornar com a carga horária reduzida, atendendo os estudantes presencialmente somente na 3ª e na 5ª-feira. Conforme as orientações de retorno, a carga horária de cada estudante também foi reduzida. Optamos por organizar as oficinas em dois horários, ao invés de três como fazíamos anteriormente. Os horários serão de uma hora, sendo dispostos em:
a) 1º horário matutino: 08h20 às 09h20
b) 2º horário matutino: 09h40 às 10h40
c) 1º horário vespertino: 14h50 às 15h50
d) 2º horário vespertino: 16h10 às 17h10


Os horários de intervalo entre as atividades foram organizados de tal modo que os estudantes pudessem se locomover mantendo o distanciamento e evitando as aglomerações, conforme referido Decreto: “a organização dos fluxos de circulação de pessoas nos corredores e espaços abertos evitando o contato e respeitando o distanciamento mínimo” (item F.11).

Também nos preparamos para garantir que o “escalonamento de horários de intervalo, refeições, saída e entrada de salas de aula, bem como de horários de utilização de ginásios, bibliotecas, pátios etc, a fim de preservar o distanciamento mínimo obrigatório entre pessoas e evitar a aglomeração de alunos e trabalhadores nas áreas comuns” (item F.12).

Nestes intervalos, os acessos aos banheiros serão supervisionados pelas monitoras e pela coordenação pedagógica. E serão realizadas as limpezas e higienizações dos espaços utilizados no turno anterior, conforme recomendações de “higienizar as cadeiras e mesas de uso coletivo regularmente” (item F.3) e de fazer “limpeza e sanitização dos ambientes escolares com maior frequência”.

Estratégia nº 03: Retornar primeiro com as oficinas da Orquestra (exceto os instrumentos de sopro), do Balé e do projeto Aprender.


Neste primeiro momento, nossa estratégia é retornar com as atividades que possam ser realizadas de maneira a garantir o distanciamento mínimo de 2m entre as crianças e jovens, ou seja:
a) Orquestra: o grupo da Orquestra, em ambos os turnos, foi dividido em dois, de tal maneira que tanto na 3ª-feira, quanto na 5ª-feira, o Maestro possa utilizar nosso auditório para ensaiar com os estudantes de forma mais segura possível.
b) Balé: as turmas foram divididas por níveis e reduzidas em até 50% da sua capacidade, para que as bailarinas pudessem fazer as aulas
mantendo a distância adequada.
c) Aprender: visando atender às crianças e jovens que não participam das oficinas da Orquestra e do Balé, as instrutoras do Projeto Aprender trabalharão com os estudantes por meio de oficinas lúdicas, jogos, brincadeiras e atividades pedagógicas. Inicialmente, não retornaremos com as atividades de:
d) Esporte e Recreação: como o Decreto recomenda “modificar as atividades esportivas de forma que sejam realizadas ao ar livre ou em
ambientes ventilados” (item F.13) e que “jogos recreativos, esportivos e outros eventos que criem condições de aglomeração devem ser
cancelados” (item F.21), decidimos não retornar com estas atividades, em razão do final de ano ser um período de chuvas recorrentes,
impossibilitando que as atividades fossem realizadas ao ar livre.
e) Instrumentos de sopro: optamos por manter esta atividade na modalidade de teleaulas, pois os instrumentos de sopro exigiriam o
não uso das máscaras de proteção, o que, de certa forma, expõe os estudantes e a instrutora.
f) Musicalização Infantil: estas oficinas também continuarão em teleaulas, visto que são destinadas ao grupo de crianças dos dias de
2ª e 4ª-feira, que ainda não retornarão às atividades presenciais.

Estratégia nº 04: Adotar um programa de conscientização das medidas de prevenção ao novo Coronavírus.


Conforme o Decreto, “as escolas deverão adotar programas de conscientização do uso de máscara, do distanciamento e das demais medidas de prevenção ao novo Coronavírus”, sendo assim, a equipe pedagógica e a coordenação do PCPB reuniram as informações dos documentos mencionados no início deste Plano de Retorno, e elaboraram materiais e ações de conscientização dos estudantes.
Foram disponibilizadas, em nosso espaço físico e no meio de transporte (ônibus), todas as sinalizações referentes às regras de distanciamento, do uso obrigatório de máscaras de proteção, do uso de álcool em gel 70%, da proibição do uso dos bebedouros, da obrigatoriedade de serem mantidas portas e janelas abertas durante as atividades e da restrição do compartilhamento de objetos pessoais.

Além das orientações e atividades voltadas para os estudantes, este programa de conscientização também abarca:
a) Treinamento de capacitação das equipes de instrutores e de colaboradores do PCPB antes do retorno às atividades presenciais; e
b) Parceria firmada com os pais e responsáveis no sentido de reforçar com as crianças e jovens a importância de seguirem as medidas de
prevenção e cuidados com a Saúde e Segurança de todos. Inclusive, só serão aceitos no retorno às atividades presenciais, os estudantes
cujos responsáveis legais tenham assinado o Termo de Ciência com as nossas orientações preventivas.
c) Distribuição de três máscaras de tecido para cada estudante antes do início das atividades.
Acreditamos que é tempo de unirmos os esforços para garantir que o retorno possa ser realizado de forma cautelosa e responsável

3.MEDIDAS DE PROTEÇÃO E PREVENÇÃO

As medidas a seguir foram baseadas no Protocolo de retorno das atividades presenciais rede privada de ensino da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, e adaptadas à realidade do Programa Criança para o Bem.


3.1. MEDIDAS COLETIVAS
• Garantir a distância mínima de dois metros entre as pessoas;
• Fornecer à equipe em atividade, equipamentos de proteção individual;
• Organizar escala de revezamento de dia ou horário entre os profissionais;
• Proibir o trabalho presencial de pessoas consideradas do grupo de risco, tais como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades (de acordo com a tabela abaixo, que consta no Plano de Contingência do Distrito Federal para infecção humana pelo novo Coronavírus | Covid-19 de 03 de abril de 2020), são consideradas comorbidades.

Priorizar o agendamento prévio de atendimento presencial, ou outro meio de atendimento que evite aglomerações;
• Disponibilizar álcool em gel 70%;
• Manter os banheiros e demais ambientes higienizados e com suprimentos suficientes para possibilitar a higiene pessoal;
• Utilizar máscaras de proteção facial;
• Aferir a temperatura de todos os que adentrarem à instituição;
(Obs: quando constatado febre ou estado gripal, deve ser impedida a entrada, ou dispensa, conforme o caso, orientando-o a procurar o sistema de saúde).
• Aferir e registrar, ao longo do expediente, incluída a chegada e a saída, a temperatura de todos os profissionais.

Priorizar o agendamento prévio de atendimento presencial, ou outro meio de atendimento que evite aglomerações;
• Disponibilizar álcool em gel 70%;
• Manter os banheiros e demais ambientes higienizados e com suprimentos suficientes para possibilitar a higiene pessoal;
• Utilizar máscaras de proteção facial;
• Aferir a temperatura de todos os que adentrarem à instituição;
(Obs: quando constatado febre ou estado gripal, deve ser impedida a entrada, ou dispensa, conforme o caso, orientando-o a procurar o sistema de saúde).
• Aferir e registrar, ao longo do expediente, incluída a chegada e a saída, a temperatura de todos os profissionais.

3.2. MEDIDAS ESPECÍFICAS
3.2.1. Organização do espaço físico
• Dispor as carteiras, cadeiras e mesas a uma distância de 1,5m;
• Readequar os espaços físicos, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 m por estudante;
• Delimitar, por meio de sinalização, a capacidade máxima de pessoas em todos os ambientes de uso coletivo, respeitando o distanciamento mínimo obrigatório;
• Permanecer com janelas e portas de todos os ambientes totalmente abertas durante as aulas;
• Organizar os fluxos de circulação de pessoas nos corredores e espaços abertos evitando contato e respeitando o distanciamento mínimo;
• Estabelecer escalonamento de entrada e saída de estudantes, evitando aglomerações.
3.2.2. Sanitização e Desinfecção
• Higienizar as cadeiras e mesas de uso coletivo, regularmente;
• Proibir o funcionamento dos bebedouros (somente para abastecer as
garrafas de água individuais);
• Privilegiar a ventilação natural do ambiente. No caso do uso de arcondicionado, realizar manutenção e limpeza dos filtros diariamente;
• Promover a limpeza geral e desinfecção das instalações antes da reabertura da escola;
• Providenciar a testagem para Covid-19 dos profissionais da educação, na forma do protocolo da Secretaria de Estado de Saúde;
• Fornecer adequadamente instalações de água, de saneamento e de gerenciamento de resíduos;
• Disponibilizar locais para a lavagem das mãos com sabão e toalhas de papel descartáveis ou dispenser com álcool em gel 70%;
• Restringir o uso de objetos que possam ser compartilhados pelos estudantes;
• Proporcionar a limpeza e sanitização dos ambientes escolares com maior frequência.
3.2.3. Organização Pedagógica
• Priorizar o retorno gradativo das atividades escolares;
• Privilegiar a realização de reuniões e eventos a distância;
• Promover o escalonamento de horários de intervalo, refeições, saída e entrada de salas de aula, bem como de utilização dos ambientes de uso coletivo;
• Reorganizar as turmas, de modo a reduzir o número de estudantes em sala de aula, promovendo a alternância entre o ensino presencial e o ensino mediado por tecnologias;
• Realizar as atividades esportivas ao ar livre ou em ambientes ventilados;
• Cancelar jogos recreativos, esportivos e outros eventos que propiciem aglomeração;
• Ofertar o ensino mediado por tecnologias aos estudantes e instrutores que se enquadram no grupo de risco;
• Adotar programas de conscientização do uso de máscara, do distanciamento e das demais medidas de prevenção ao novo
Coronavírus.

3.2.4. Transporte escolar
• Assegurar, durante o deslocamento, que ocorra uma boa ventilação no interior do veículo, preferencialmente, com ventilação natural.
• Reduzir a lotação do veículo para 50% da sua capacidade normal, garantindo o espaço de um assento de distância entre cada estudante;
• Reforçar as regras durante o transporte:
a) Utilizar álcool em gel na entrada no ônibus;
b) Durante o embarque e o desembarque: atenção ao distanciamento;
c) Usar sempre a máscara de proteção;
d) Medir a temperatura, não podendo entrar ninguém com 37,3º C ou mais;
e) Sentar-se em assentos alternados e indicados pelas monitoras (ida e volta no mesmo lugar);
f) Registrar na lista de frequência caso algum estudante não tenha comparecido, ou que não embarcou por motivo de febre.

4. Referência bibliográfica

Decreto nº 40.939 do GDF, de 02 de julho de 2020.
Protocolo de retorno das atividades presenciais rede privada de ensino da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal;
Guia sobre reabertura das escolas da Campanha Nacional pelo Direito à Educação;
Plano de Contingência do Distrito Federal para infecção humana pelo novo Coronavírus | Covid-19 de 03 de abril de 2020;
Manual de procedimentos do transporte escolar no contexto de retorno às aulas presenciais do GDF (1ª versão)